Neuroética, Neuroeducação e ensino em sala de aula: onde as ciências do cérebro encontram a Pedagogia

2704 palavras 11 páginas
Neuroética, Neuroeducação e ensino em sala de aula: onde as ciências do cérebro encontram a Pedagogia

Diante dos rápidos avanços das neurociências e das ciências da cognição nas últimas duas décadas, o uso desses conhecimentos por parte de profissionais de várias disciplinas pede cada vez mais ações em relação às questões éticas e aos desafios envolvidos no uso destes conhecimentos emergentes. É nesse contexto que o campo da neuroética surge.
A neuroética é descrita não só como a ética na condução de estudos neurocientíficos, mas também uma avaliação do impacto ético e social que os resultados desses estudos possam ter, ou deveriam ter, nas estruturas sociais, éticas e legais já existentes. A neuroética deve também levar em consideração as questões éticas relacionadas com a aplicação das neurociências nas práticas educacionais. Essa dimensão da neuroética pode ser denominada por neuroética educacional, uma nova subdivisão, mas não ainda uma disciplina que envolve o entendimento dos assuntos e inferências que se encontram entre as neurociências e a educação. De forma geral, a questão ética no contexto da neuroeducação é tomada para representar uma nova ordem em que:

a) achados relevantes na área de pesquisa das neurociências são transmitidos para a comunidade educacional.
b) educadores assegurem que achados de pesquisa sejam interpretados e aplicados de forma objetiva e adequada.

O fosso entre Educação e o cérebro

Até alguns anos atrás a relação entre Educação e cérebro era descrita como separada por um grande fosso, já que, segundo Bruer, enquanto as pesquisas no campo das ciências da cognição (o estudo dos processos mentais) têm muito a contribuir com os educadores, achados das neurociências (o estudo do cérebro) dizem pouco de relevante para as práticas de ensino. Desde essa época muito mudou, em grande parte devido aos avanços das técnicas de neuroimagem tais como a encefalografia magnética e as técnicas de imagem dos vários tipos de

Relacionados