NEUROTRASMISSORES

391 palavras 2 páginas
NEUROTRANSMISSORES

Neurotransmissoras são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Por meio elas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou musculo alvo.
A maioria dos neurotransmissores situa se em três categorias: aminoácidos, aminas e peptídeos. Os neurotransmissores aminoácidos e aminas são pequenas moléculas orgânicas com pelo menos um átomo de nitrogênio, armazenadas e liberadas em vesícula sináptica, sua síntese ocorre no terminal axonal a partir de precursores metabólicos ali presentes. As enzimas envolvidas na síntese de tais neurotransmissores são produzido no soma e transportado até o terminal axonal e, neste local rapidamente dirigem a síntese desses mediadores químicos.
Uma vez sintetizados, os neurotransmissores aminoácidos e aminas são levados para a vesícula sináptica que libera seus conteúdos por exocitose. Nesse processo a membrana da vesícula, funde se com a membrana pré-sináptica, permitindo que os conteúdos sejam liberados. A membrana vesícula e posteriormente recuperada por endocitose e a vesícula reciclada e recarregada com neurotransmissores.
Diferentes neurônios no SNC liberam também diferentes neurotransmissores, a transmissão sináptica rápida, na maioria das sinapses do SNC e medida pelos neurotransmissores aminoácidos glutamato, gama minobutirico e glicina. A amina medeia a transmissão sináptica rápida em todas as funções neuromusculares. As formas mais lentas de transmissão sináptica no SNC e na periférica são medidas por três neurotransmissores de três categorias:
1º- O glutamato e a glicina estão entre os vinte aminoácidos que constituem os blocos construtores de proteínas.
2º- O mediador químico adrenalina, além de servir como neurotransmissor no encéfalo, também e liberado pela glândula adrenal para a circulação sanguínea.
3º- Dopamina, neurotransmissor inibitório derivado da tirosina, produz sensações de

Relacionados