Neurotransmissores

Páginas: 2 (307 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2012
Os neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelo neurônio no Sistema Nervoso Central. Através deles, as informações são enviadas para todas as células do corpo e carregam os impulsosnervosos. Essas substâncias podem ser consideradas inibidoras ou excitadoras durante a sinapse nervosa. As sínteses de neurotransmissores podem ser classificadas como uma fase de toda neurotransmissão,pois, a partir delas ocorrem outros dois fenômenos: a liberação de neurotransmissores e o seu destino final ou atuação.
Podemos definir a síntese do seguinte modo: Ela acontece a partir de umasubstância precursora (alfa-aminoácidos) que, advinda do meio externo, atravessa a corpo celular da estrutura neural com a ajuda de mecanismos especializados. Logo, essa substância e suas enzimasespecializadas direcionam-se para o terminal do neurônio onde uma parte menor dele fica livre no citoplasma e a parte maior fica armazenada em órgãos denomi¬nados vesículas sinápticas pelo Complexo de Golgi.Depois são levados através de microtúbulos por todo axônio até encontrar o botão sináptico. A síntese pode ter variação de acordo com a complexidade molecular do neurotransmissor e de sua necessidade deenzimas especializadas.
Alguns exemplos de neurotransmissores essenciais para o funcionamento do corpo humano:
 Endorfinas e Encefalinas agem naturalmente no corpo como analgésico, bloqueando ador.
 A Dopamina (derivada da Tirosina) age no controle da satisfação e do prazer. Dividem-se em outros três grupos que controlam o movimento, a memória e o emocional.
 Serotonina é o regulador dohumor, sono, apetite, da atividade sexual, ritmo circadiano, funções neuro-endócrinas, temperatura corporal, sensibilidade a dor, atividade motora e funções cognitivas.
 Ácido Gama-aminobutirico: Éo principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central. Está presente em quase todas as regiões do cérebro, fortemente envolvido com os processos de ansiedade.
 Glutamato: É o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neurotransmissores
  • Neurotransmissores
  • Neurotransmissores
  • Neurotransmissores
  • neurotransmissores
  • Neurotransmissores
  • Neurotransmissores
  • neurotransmissores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!