Neurorm Nios

1623 palavras 7 páginas
Neurormônios
Higor Ribeiro – 1°Ano B

Introdução
 Neurormônios ou também chamados de neurotransmissores,são substâncias

químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Através dessas substâncias, podem transmitir informações à outras células. E também estimular a continuidade de um impulso nervoso através da sinapse ou efetuar a reação final no órgão ou músculo escolhido.
 Essas substâncias atuam no encéfalo, na medula espinhal e nos nervos periféricos e na placa motora.

NEURORMÔNIOS
 Diferentes tipos de células guardam diferentes neurormônios. Cada

substância química cerebral(hormônio) funciona em áreas bastante espalhadas mas muito específicas do cérebro e podem ter efeitos diferentes dependendo do local de ativação.

Classificação dos Neurormônios
Tem aproximadamente de 60 neurormônios identificados e podem ser classificados, em geral em quatro categorias.
1. Colinas: Esse neurotransmissor é produzido por uma reação enzimática, catalisada pela

enzima colina acetiltransferase. Porém essa síntese só é feita quando se ingere colina, visto que este composto faz parte do complexo B de vitaminas e logo não é produzido pelo organismo. A acetilcolina é a mais importante;
2. Aminas Biogênicas: Entre os neurotransmissores do SNC existem algumas mono aminas importantes, conhecidas como aminas biogênicas. Um grupo delas é formado por uma parte alifática, a amina, e uma parte aromática, o catecol. Outro grupo de monoaminas contém o radical, o indol.
3. Aminoácidos: certos aminoácidos que funcionam como neurotransmissores estão presentes em todas as células do nosso organismo, exemplos são a glicina e o glutamato.
4. Neuropeptídeos: esses são formados por cadeias mais longas de aminoácidos (como uma pequena molécula de proteína). Sabe-se que mais de 50 deles ocorrem no cérebro e muitos deles têm sido implicados na modulação ou na transmissão de informação neural.

Principais(Top 11) Neurormônios e suas Funções
 Dopamina: A dopamina é derivado da

Relacionados