Neuropsicologia E Inclus O Social

996 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE CEUMA
Maria Cecília Oliveira Ferreira Santos1
Michelle Fontes 2

NEUROPSICOLOGIA E INCLUSÃO SOCIAL
A Neuropsicologia vem atuando de forma cada vez mais positiva em pesquisas, avaliação e reabilitação cognitiva, contribuindo assim para a inclusão social. Ao mostrar que pessoas com deficiências possuem apenas dificuldade para realizar suas atividades (diárias, laborativas ou escolares) e que necessitam apenas de novas estratégias para criar novos métodos de ação, a neuropsicologia traz consigo a esperança da verdadeira inclusão social, sem omissões e sem pré-conceitos.
Tornar mínimas as dificuldades de um portador de neurodeficiência e promover aprendizagens é um papel fundamental da neuropsicologia na vida dessas pessoas. Dar a uma criança a oportunidade de melhorar seu rendimento escolar (em casa e em sociedade) apesar de suas limitações, a um adulto a oportunidade de ser reinserido no mercado de trabalho (com atividades compatíveis com seu déficit) e a um idoso mais qualidade de vida (e independência), são formas de realizar essa inclusão social e trazer mais dignidade à vida dessas pessoas que, comumente são taxadas de “limitadas” e excluídas do meio social.
Infelizmente, o nosso sistema público de saúde ainda não possui um atendimento de qualidade, bem como não suprem a demanda e muitas famílias não possuem condições financeiras compatíveis com os tratamentos. Apesar disso, é possível constatar a eficácia e a necessidade da avaliação e reabilitação neuropsicológica na vida das pessoas portadoras de deficiência. É importante apontar que necessidade de se trabalhar a inclusão social através da reabilitação, provém da compreensão e do respeito do individuo em si, analisando suas dificuldades e suas potencialidades, bem como sua autoestima, sua necessidades e habilidades. Um portador de deficiência não pode ser considerado um incapaz por possuir limitações.
Muitas vezes a própria família pode ser responsável pela exclusão social do individuo, para um

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • As Relacoes Entre Inteligencia Emocional e Bem estar no Trabalho
    39677 palavras | 159 páginas