Neuropsicologia e Doença de Parkinson

Páginas: 17 (4241 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
I. Neuropsicologia

A neuropsicologia surgiu no final do século XIX, início do século XX, estudando os soldados feridos de guerra, que tinham lesões cerebrais e alterações de comportamento, memória, linguagem, raciocínio - o que possibilitou maior compreensão do papel do cérebro comandando esses processos. Contudo, somente no final do século XX, que ganhou maior reconhecimento. Os anos 90ficaram conhecidos como a "Década do Cérebro", uma vez que o aprimoramento de técnicas de neuroimagem possibilitou a confirmação das interações entre as funções cognitivas e as áreas cerebrais.
Neuropsicologia é a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais (Lezak, 1983). É o campo do conhecimento que trata da relação entre cognição (ato ou processo de conhecer, queenvolve atenção, percepção, memoria, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem) e comportamento e a atividade do sistema nervoso central, em condições normais e patológicas (Nitrini). Ciência cujo objetivo específico é a investigação do papel dos sistemas cerebrais individuais nas formas complexas da atividade mental (Luria, 1984). Assim, esta ciência trouxe não apenas um conhecimentonovo, mas também uma nova forma avaliativa, pois busca correlações entre unidades funcionais e comportamentais, o que é denominado como avaliação neuropsicológica.
Os objetos de estudo da neuropsicologia, segundo Gil (2002) são: os distúrbios cognitivos e emocionais, os distúrbios de personalidade ocasionados por lesões do cérebro, a investigação de como diferentes lesões causam déficits emdiversas áreas da cognição humana e as funções mentais superiores.
Em suma, as funções neuropsicológicas, se desenvolvem através das influências que se dão entre a interação do meio com as suas contínuas experiências sociais e ambientais, sendo também uma interação cérebro-comportamento, podendo muitas vezes ser alterada dependendo das experiências iniciais, como por exemplo, a de uma criança.Deste modo, a relação do indivíduo no seu dia-a-dia, representa o entendimento da sua dinâmica como ser, dependendo da sua experiência de vida, por isso, o desenvolvimento da avaliação neuropsicológica  não se limita apenas na avaliação dos testes, mas busca compreender o indivíduo como um todo, seja: cultural, social, emocional e comportamental. A avaliação neuropsicológica  não só permite entender adelimitação de déficits, mas possibilita estabelecer alternativas e estratégias cognitivas com o sentindo de orientar, identificar as funções comprometidas e preservadas, delimitar, diagnosticar e desenvolver estratégias de reabilitação.
A avaliação neuropsicológica é o melhor método de avaliação de função cerebral, porém não é apropriado para localização de lesões cerebrais. Esse tipo deavaliação possui alguns objetivos específicos, como: avaliar as funções cognitivas, emocionais e outros, no sentido de esclarecer diagnóstico e correlacionar suas dificuldades com diversos segmentos de sua vida; identificar através da avaliação das funções mentais superiores as operações comprometidas e preservadas, sendo essa ultima essencial como ponto de partida para a reabilitação e/ou intervenção;oferecer suporte a equipe de intervenção, possibilitando planejamento e execução de programas, tanto individualizado como não, de reabilitação visando maximizar o funcionamento cognitivo que se encontra deficitário; contribuir com a escola e familiares, através das análises das funções psicológicas, orientação de estratégias que possibilite melhora e/ou superação de dificuldades do usuário;acompanhar a evolução da reabilitação e observar o nível de funcionamento operacional.
O exame neuropsicológico compreende a avaliação de diferentes domínios cognitivos como: memória, atenção, linguagem, capacidade de planejamento, de cálculo, de raciocínio lógico, de julgamento, orientação, aprendizagem, percepção, destreza vísuo-motora, habilidades acadêmicas, organização e planejamento, humor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neuropsicologia das alterações cognitivas em pacientes com doença de parkinson: características clínicas e tratamento
  • doenca de parkinson
  • Doença de Parkinson
  • Doença de parkinson
  • Doença de parkinson
  • Doença de Parkinson
  • .Doença de parkinson.
  • Doença de Parkinson

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!