Neuropediatria

Páginas: 8 (1952 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características especiais do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico.
Algumas doenças neurológicas são comuns na infância e na adolescência: meningites, encefalites, epilepsias, doençasdo sono (sonambulismo, por exemplo), doenças musculares e dores de cabeça, dentre outras.
O acompanhamento do neuropediatra, associado ao do pediatra do paciente, melhora a resposta ao tratamento e ameniza a evolução dessas doenças, reduzindo a repercussão na fase adulta.

















A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba não somente o tratamento, masprincipalmente o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Além da elucidação e orientação de familiares em relação a possíveis comprometimentos apresentadas pela criança, cabe também ao especialista a coordenação de equipe de profissionais quando se fizer necessária (fisioterapeutas, fonoaudiólogas,terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc.).
 
As principais afecções atendidas pelo Neuropediatra são descritas abaixo:
 
Malformações cerebrais e medulares
Infecções congênitas
Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
Crises convulsivas (Epilepsia)
Hiperatividade
Déficit de atenção
Cefaléia (dor de cabeça)
Transtornos na aprendizagem
Distúrbios de movimento
Infecções do Sistemanervoso (p.e. meningites)
Paralisia Cerebral
Alterações na forma e volume do crânio
Deficiência mental
Autismo infantil
Perdas de consciência
Doenças Neuromusculares
Transtornos de comportamento e conduta






ERROS INATOS DO METABOLISMO: NEM TUDO É PARALISIA CEREBRAL!


Os erros inatos do metabolismo ( EIM) são distúrbios bioquímicos, geneticamente determinados, nos quaisum defeito enzimático especifico produz um bloqueio metabólico que pode originar uma doença. Suas principais manifestações neurológicas são atraso no desenvolvimento motor ou intelectual das crianças, embora boa parte das vezes os sintomas sejam de regressão do desenvolvimento motor ou intelectual.

Comumnete, faz-se nestas crianças o diagnostico de paralisia cerebral. Estediagnóstico, além de errado, impede o tratamento e aconselhamento genético adequado dos familiares. Além disso, não permitem que os pais entendam a real causa da regressão do desenvolvimento dos filhos, a evolução/piora progressiva dos sintomas e, sobretudo, não esclarece a familia das possibilidades de outra criança ou adulto da familia ser portador de um gene ou doença progressiva - que pode ainda nãoter se manifestado.

Os EIM embora tidos como raros, são na verdade, pouco conhecidos e pouco diagnosticados, e compreendem mais de 700 distúrbios, a maioria deles relacionados à síntese, degradação, transporte e armazenamento de moléculas no organismo. Eles são relativamente frequentes em seu conjunto, apresentando uma incidência cumulativa estimada em 1:1000 recém-nascidosvivos. A incidência e a frequência de doenças individuais variam baseadas na composição racial e étnica da população e nos níveis de investigação dos programas de triagem neonatal disponíveis.

As alterações ocorrem ao nível molecular, causando ausência de síntese de uma enzima, síntese de enzima com atividade deficiente, que pode ser de diversos graus, ou ainda a destruição exageradade uma enzima normalmente sintetizada levando ao bloqueio de diversas vias metabólicas. Esse bloqueio, além de induzir o acúmulo de substâncias tóxicas e/ou falta de substâncias essenciais, pode gerar problemas no desenvolvimento físico e mental dos pacientes.

Formas leves, moderadas ou graves de uma mesma doença caracterizam a grande variabilidade clínica dos EIM e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neuropediatria
  • NEUROPEDIATRIA
  • Fisioterapia em neuropediatria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!