Neurociencias

Páginas: 8 (1822 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM


É uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e consolidada no cérebro do próprio indivíduo. Quando se fala em aprendizagem está implícito, portanto, uma relação integrada entre o indivíduo e seu meio ambiente, da qual resulta uma plasticidade adaptativa de comportamentos ou condutas. Portanto, comportamento, aprendizagem e também linguagem sãofenômenos biológicos, resultantes de processos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no Sistema Nervoso (SN) humano.
Para entendermos como se processa a aprendizagem, necessitamos entender não somente toda a organização do SN e sua Neurofisiologia, como também mecanismos neuroquímicos, os processos de memória, além de termos que compreender os processos epistemológicos no homem. Aorganização geral do SN não é simplesmente um mosaico de funções separadas que coexistem num organismo . As divisões didáticas são todas simplistas e podem levar à não com preensão das funções que o SN desempenha. Nomes como "sistema piramidal", "sistema extrapiramidal", "sistema límbico", "sistema nervoso autônomo", e tantos outros corretamente utilizados mascaram a organização de conjunto, sem aqual é impossível compreender o SN como coordenador central do organismo animal.
As funções básicas do SN se resumem em duas classes: A primeira é a regulação específica dos mecanismos que mantém a estabilidade intrínseca relativa do organismo, impedindo a desorganização de funções vegetativas básicas (circulação, ventilação, secreções, ajustes metabólicos a curto prazo etc.). A segunda funçãoprimordialmente, emissão de comportamentos, é muito mais complexa que a primeira, e se manifesta por mobilização motora e ajustes vegetativos ".
É impossível desvincular os ajustes vegetativos dos padrões motores que caracterizam cada modalidade comportamental. Tais ajustes podem ser os destinados ao suporte metabólico da atividade muscular e do SN, que aumentam a partir do repouso e de acordocom o grau de mobilização comportamental. Os ajustes característicos de cada comportamento que consistem na ativação ou inibição de certas funções e que atuam não inespecificamente (como os ajustes ventilatórios), mas especificamente de acordo com o padrão comportamental. Como exemplo, citamos o comportamento de falar em que se processa secreção salivar para reduzir o atrito entre as partes móveisda cavidade oral, é um ajuste específico de um comportamento especial. Essas adaptações vegetativas específicas ocorrem além das inespecíficas e não em vez delas.
Embora se admita a vantagem e a necessidade de se estudar o organismo como um todo, existe uma sólida e tácita tendência a se analisar cada função, independentemente das ações ou reações globais. Em Neurofisiologia, essa tendência seoriginou na descoberta dos reflexos como resposta à ativação sensorial e, evoluiu para o objeto quase finalista de se localizar os centros reflexos, supostas regiões restritas em que se organizam as respostas. O rápido desenvolvimento desse tipo de abordagem resultou em uma insustentável (embora, geralmente aceita), dicotomía que separa de um lado, como neurofisiologistas, os que estudam respostasneurais convencionalmente chamados reflexos e de outro como psicólogos, os que estudam os convencionalmente chamados comportamentos.
Algumas ressalvas ao estudo da organização do SN podem didaticamente dizer que o SN pode ser funcional e anatomicamente dividido nos sistemas de estimulação, integração e resposta. Esses três sistemas do SN são inter-relacionados e interdependentes. O sistema deestimulação coleta e transmite informações ambientais (externas e in- ternas) para o sistema de integração, dos cinco sentidos que recebem informações ambientais, três são de máxima importância na aprendizagem: visão, audição e somatestesia (sensações cutâneas e proprioceptivas). O sistema integrativo é o mais complexo e existe em todos os níveis do Sistema Nervoso Central, incluindo a medula,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neurociencia
  • Neurociencia
  • neurociencia
  • neurociencia
  • neurociência
  • Neurociencia
  • neurociencia
  • NEUROCIENCIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!