neuroatomia

2341 palavras 10 páginas
1. A importância da vascularização do sistema nervoso central

O sistema nervoso é formado de estruturas nobres e altamente especializadas, que exigem para seu metabolismo um suprimento permanente e elevado de glicose e oxigênio. Com efeito, a atividade funcional do encéfalo depende de um processo de oxidação de carboidratos e não pode, mesmo temporariamente, ser sustentada por metabolismo anaeróbico. Assim o consumo de oxigênio e glicose pelo encéfalo é muito elevado o que requer um fluxo sanguíneo geralmente intenso. Quedas na concentração de glicose e oxigênio no sangue circulante, ou por outro lado a suspensão do afluxo sanguíneo ao encéfalo, não são toleradas alem de um período muito curto. O sangue arterial é o sangue rico em oxigênio, que circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas.O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio.

2. Estrutura dos tecidos Artérias
As artérias cerebrais são artérias péculiares. Elas têm um modo geral,paredes finas, comparavéis a paredes de veias do mesmo calibre situadas em outras áreas do organismo. A túnica média das artérias cerebrais tem menos fibras musculares, e a túnica elástica interna é mais espessa e tortuosa doq que as outras. Estes espessamento da tunica elastica interna constitui um dos dispositivos anatômicos que protegem o tecido nervoso, amortecendo o choque da onda sistólica responsável pela pulsação das artérias. Também contribui para amortecer o choque da onda sistólica a tortuosidade que apresentam as carotidas internas e as artérias vertebrais ao penetrar no crânio, assim como as artérias que saem do polígono de Willis.

A estrutura dos tecidos e artérias e formada por camada. A camada externa , é composta por tecidos conjuntivo , a mais interna é a túnica media que é composta por células musculares lisas e tecidos elásticos, a camada interna , que estar em contato direto

Relacionados

  • direito
    1674 palavras | 7 páginas
  • Neuroanatomia humana
    16823 palavras | 68 páginas