Neuroanatamia

816 palavras 4 páginas
Resumo do Artigo A Cognição Social e o Córtex Cerebral
(Judith Butmant e Ricardo F. Allegri)

A cognição social é um processo neurobiológico que permite tanto humanos como animais interpretar adequadamente os signos sociais e , consequentemente, responder de maneira apropriada.
As estrutura anatômicas implicadas nestes processos, baseando-se em estudos experimentais com animais e com pacientes com lesões cerebrais são: a amígdala, o córtex pré-frontal ventromedial, a ínsula e o córtex somatosensorial direito.
A participação do córtex pré-frontal na cognição social é conhecida desde o caso de Phineas Gage que, logo após um acidente de trabalho numa ferrovia, tornou-se despreocupado e passou a ter uma conduta social inapropriada.
Deve-se fazer um esclarecimento anatômico: estruturas paralímbicas ventrais correspondem ao córtex pré-frontral ventromedial,amígadala, ínsula ventral, e polo temporal(Mesulam ,2000). Já o córtex pré-frontal orbital, mais anterios e lateral corresponde ao neocórtex ( Nauta,1971) e, segundo Cummings(1995), sua lesão também ocasiona um transtorno nas condutas sociais.
O estudo de pacientes lesionados revela que pacientes com lesão pré-frontal têm dificuldades na tomada de decisões e no raciocínio social.
Uma lesão no córtex pré-frontal ventromedial ocasiona, nos pacientes , falhas na utilização de sinais somáticos ou emocionais para guiar a conduta. Assim ,eles se mostram alheios às futuras consequências de seus atos e atuam segundo suas perspectivas imediatas.
Como o córtex pré-frontal ventromedial está interconectado com o córtex orbital lateral, e este com o pré-frontal dorsolateral, a memória de trabalho emocional interatua com a memória de trabalho convecionalmente conhecida por todos.
Se pensarmos na organização anatômica pré-frontal ventromedial, podemos deduzir que ela está intimamente ligada aos núcleos basais de Meynert e núcleos da Banda Diagonal de Broca, que regulam a focalização da atenção por suas eferências para o

Relacionados