neuro anatomia exame de sencibilidade

Páginas: 3 (698 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Exame da Sensibilidade
Deve-se questionar especificamente a presença de parestesias, dores espontâneas ou perversões da sensibilidade. O exame compreende a avaliação das sensibilidades superficiale profunda e a pesquisa dos sinais de irritação meníngea e radicular.
Os estímulos são aplicados das regiões distais para as proximais, sempre com comparação entre os dois hemicorpos.
Osdistúrbios são classificados em anestesia, hipoestesia ou hiperestesia, respectivamente situações em que há supressão, diminuição e aumento da sensibilidade. A alodínea é o distúrbio sensitivo em que hápercepção de um estímulo não-doloroso como estímulo doloroso. As parestesias são sensações espontâneas de formigamento, queimação, dor ou “agulhadas”, por exemplo.
 
Sensibilidade Dolorosa
Pesquisa-sepreferencialmente com alfinetes descartáveis. Não utilizar estiletes ou dispositivos com pontas não descartáveis (como aqueles que vêm embutidos em martelos de reflexos).
 
Sensibilidade Tátil            Pesquisa-se com uma mecha de algodão seco.
 
Sensibilidade Térmica
Pesquisa-se com dois tubos de ensaio, um com água gelada e outro com água morna. O paciente deve ser capaz de identificar ostubos, nas diversas áreas do corpo.
 
Sensibilidade Profunda
Rotineiramente são pesquisadas as sensibilidades cinético-postural, vibratória e localização e discriminação táteis.
A pesquisa dasensibilidade cinético-postural visa verificar se o paciente tem noção da posição dos segmentos em relação ao próprio corpo. Parte da pesquisa é realizada durante os testes de coordenação. Solicita-se aopaciente que, de olhos fechados, diga a posição assumida por segmentos deslocados passivamente pelo examinador. Por exemplo, segurando o hálux pelas porções laterais, o examinador o movimentalentamente para baixo e para cima, devendo o paciente assinalar a posição assumida ao fim do movimento.
A sensibilidade vibratória ou palestesia é pesquisada com o auxílio de um diapasão (ou de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neuro anatomia
  • neuro anatomia
  • Neuro anatomia
  • Neuro anatomia
  • Anatomia
  • NEURO ANATOMIA
  • neuro anatomia
  • Neuro anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!