NETTO, J. P. TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS

5106 palavras 21 páginas
FICHAMENTO-
NETTO, José Paulo. Transformações Societárias e Serviço Social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Serviço Social e Sociedade. Nº50. Ano XVII.ABRIL, 1996
p. 87 –
p. 87 ”...o período histórico em que estamos situados marca-se por transformações societárias que afetam diretamente o conjunto da vida social e incidem fortemente sobre as profissões..”
p. 88 Dois possíveis equívocos cometidos por reflexões prospectivas sobre o Serviço Social:
p. 88 1) Fuga para o Futuro – “... a preocupação em examinar possibilidades de desenvolvimento servindo como justificativa da ausência de atenção para com as realidades atuais...”
p.88 2) Conversão da prospecção em operação especulativa – “... a partir da consideração abstrata de alguns dados emergentes da vida social, tende-se a inferir um quadro geral hipostasiado que configuraria o cenário futuro...”
Introdução: transformações societárias e alterações profissionais (p. 88-89)
p.88 “...transformações societárias constituem o solo privilegiado para o processamento de alterações profissionais-seja o redimensionamento de profissões já consolidadas, seja o surgimento de novas atividades e ramos profissionais.
p.88-89 ” O fenômeno, enquanto tal, nada tem de enigmático: as transformações societárias, reconfigurando as necessidades sociais dadas e criando novas (Heller, 1978), ao metamorfosear a produção e a reprodução da sociedade atingem diretamente a divisão sociotécnica do trabalho, envolvendo modificações em todos os níveis ( parâmetros de conhecimento, modalidade de formação e de práticas, sistemas institucional-organizacionais etc).”
P.89 o problema teórico analítico – “... explicar e compreender como, na particularidade prático-social de cada profissão, se traduz o impacto das transformações societárias...”
p. 89”...as profissões...devem também ser tratadas cada qual como corpus teóricos e práticos que , condensando projetos sociais... articulam respostas ( teleológicas) aos

Relacionados