Nestlé

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a gestão da qualidade é um dos fatores mais importantes para as empresas, o tema abordado mostra a importância de uma certificação, seja ela qual for para a empresa e também mostra que é fundamental uma boa Gestão de Qualidade na empresa para a conquista da certificação.
Será mostrado passo a passo, como deve ser feito para conseguir a certificação, mostrando osdez princípios da qualidade, os critérios de modelo de excelência, a importância de uma empresa certificadora e também o empenho de todas as partes envolvidas da empresa, principalmente a alta direção e o gestor da área de qualidade.
O texto também expõe a importância de manter a certificação. Da mesma maneira que a empresa busca a certificação ela também deve mantê-la, a melhoria deve sercontínua, pois a certificação não é eterna.

A CERTIFICAÇÃO DAS EMPRESAS PASSO A PASSO, E A FUNÇÃO DE UMA CERTIFICADORA

A certificação é uma vantagem competitiva para as empresas e um fator de desenvolvimento para o país. Assim sendo, não é de admirar que a certificação de empresas e instituições seja uma área em franca expansão.
As empresas e instituições nacionais possuemmaioritariamente a certificação de gestão da qualidade, respeitando assim a norma ISO 9001:2000.
Todos os processos de certificação estão direcionados, essencialmente, para o consumidor, contudo devem ser vistos pelas empresas e instituições como uma oportunidade de melhoria não só ao nível externo (produtos e serviços), como também a nível interno (melhoria dos modelos de gestão, etc.).
A certificaçãodas empresas é efetuada em várias etapas. Assim sendo, pretende-se de seguida, abordar os passos necessários de forma a obter a tão ambicionada certificação.

1.1 - 1º Etapa: A tomada de decisão “ou certificar a empresa”
Após a decisão de iniciar o processo de certificação torna-se imperativo definir os objetivos estratégicos da empresa. Após a definição dos objetivos é fundamental definir umprazo para o qual estes têm que ser atingidos. É igualmente imprescindível nesta fase que se efetue uma reflexão sobre os recursos financeiros e humanos que serão necessários para levar a cabo a certificação. Por último, é necessário eleger um gestor para coordenar todo o processo.
É sempre desejável que o responsável pelo processo de certificação seja alguém com poder de decisão dentro daempresa.

1.2 - 2º Etapa: Opinião dos clientes
Durante o processo de certificação nunca se pode esquecer que os sistemas de certificação focam primordialmente os clientes porque eles são a razão do negócio.
Por este motivo é importante recolher a sua opinião acerca da atividade, a fim de perceber se é necessário fazer alterações nos seus serviços ou produtos. Na maioria das empresas a recolhada opinião dos clientes é efetuada através da elaboração e envio de um inquérito para as suas moradas.
As empresas e instituições têm que entender que o sucesso do processo de certificação passa essencialmente por estabelecer com os clientes uma forte ligação de confiança.

1.3 - 3º Etapa: Linhas orientadoras
De acordo com a norma ISO 9001:2000, são oito os princípios de gestão da qualidadeque devem ser adotados por qualquer empresa que queira obter a certificação. Estes princípios são:
• Focalização no cliente;
• Liderança;
• Envolvimento de todos os recursos humanos;
• Abordagem por processos;
• Abordagem da gestão como um processo;
• Melhoria contínua;
• Abordagem da tomada de decisões baseada em fatos;
• Relações mutuamente benéficas com os fornecedores.
Nesta fase,é função do responsável do processo de certificação, pensar em como vai implantar cada um destes princípios na sua empresa.

1.4 - 4º Etapa: Comunicação aos colaboradores da intenção de certificar a empresa
Quando se prevê uma grande mudança na empresa, os trabalhadores devem ser os primeiros a saber. Todas as alterações que um processo de certificação acarreta no seio organizacional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nestle
  • Nestlé
  • Nestle
  • Nestle
  • nestle
  • Nestle
  • Nestle
  • Nestle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!