Nesossilicatos

Páginas: 4 (974 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Nesosilicatos
Este grupo é constituído por tetraedros não polimerizados, unidos por cátions intersticiais que, de acordo com as suas dimensões e carga, coordenam o empacotamento da matéria definindoo arranjo interno dos minerais e consequentemente as formas externas (hábitos) dos minerais.

O Mg2+ e o Fe2+ e os cátions com dimensões entre 0,5 e 09 A, resultam em coordenação octaédrica com osoxigênios que ocupam os vértices dos tetraedros, desta forma, a estrutura é constituída pela combinação de octaedros e tetraedros, resultando na maioria dos casos em simetrias ortorrômbicas, como é ocaso dos minerais do grupo da olivina, sendo que os minerais monticellita (CaMgSiO4), larsenita (PbZnSiO4) e outros com cátions grandes com coordenação 8 tendem a formar estruturas em camadas.
Osminerais do Grupo da Condrodita são constituídos por camadas da estrutura da olivina alternando-se com folhas de brucita (MgOH2), estruturalmente análogas. O flúor pode substituir o OH nas camadas debrucita coordenadas octaedricamente e os diferentes minerais desse grupo diferenciam-se pelas proporções das camadas de brucita em relação às camadas de olivina.
Os elementos Zr, Th e U possuemcoordenação cúbica, com os oxigênios dos tetraedros de silício fazendo com que a estrutura resulte do empilhamento alternado de tetraedros e cubos deformados, dando origem a simetria tetragonal. Como esseselementos são tetravalentes a formula geral resultante é XSiO4 (zircão, torita e coffinita). Nesses minerais pode ocorrer substituição por Hf, Y e Ce em quantidades expresivas, além da substituiçãoparcial dos tetraedros de SiO4 pelos agrupamentos (OH)4, como no caso da coffinita.
Os polimorfos Al2SiO5 possuem estruturas complexas em cadeias, semelhantes a fibras, em todas elas, um dos íons Al coordenando solidamente a seis O (octaédrica). Na sillimanita, o outro Al está na coordenação 4, gerando estrutura semelhante à do piroxênio, enquanto na andaluzita o segundo Al tem coordenação 5 com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho mineralogia nesossilicatos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!