Nervo veltibulo coclear

352 palavras 2 páginas
NERVO AUDITIVO

O nervo vestíbulo-coclear (também conhecido como nervo auditivo ou nervo acústico) constitui, com o homólogo contralateral, o oitavo (VIII) par de nervos cranianos.
São puramente sensitivos. Os sensitivos destinam-se aos órgãos dos sentidos e por isso são chamados sensoriais e não apenas sensitivos, que não se referem à sensibilidade geral (dor, temperatura e tato).Penetra na ponte, na porção lateral do sulco bulbo-pontino, entre a emergência do VII par e o flóculo do cerebelo, região denominada ângulo ponto-cerebelar. Constituído de duas porções: a porção coclear, que está relacionada a fenômenos da audição e a porção vestibular, com o equilíbrio. Embora unidas em um tronco comum, tem origem, funções e conexões centrais diferentes.

Estrutura
Este nervo, junto com as células sensoriais do ouvido interno transmite informações para o cérebro. Ele consiste do nervo coclear, que carrega informação auditiva, e o nervo vestibular, que carrega informações sobre o equilíbrio. Ele sai da medula oblonga (bulbo) e entra no interior do crânio através do meato acústico interno na porção petrosa do osso temporal, junto com o nervo facial e intermédio.
A parte coclear do VIII par é constituída de fibras que se originam dos neurônios sensitivos do gânglio espiral e que conduzem impulsos nervosos relacionados com a audição originados no órgão espiral (de Corti), receptor da audição, situado na cóclea.

Funções
O oitavo par craniano possui duas funções principais:
1- A primeira é necessária para transportar a informação de sensação vestibular - ou seja, a posição e movimento da cabeça;
2- Secundariamente ele é usado para audição.

Classificação
. Às fibras do nervo vestíbulo-coclear classificam-se como:
Aferentes somáticas especiais.

Perdas Auditivas
- Neurossensorial
- Condutiva
- Mistas
Perda

NERVO AUDITIVO

Alunas: Rosângela Ribeiro do Carmo 2ºP Patrícia Turesso 2º P Jane Hilker 3º P

Profº :

Relacionados