nero

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
 Tudo sobre Vulcão, vulcões

O que é vulcão?
Vulcão: Estrutura supracrustal caracterizada pela efusão de material magmático (lava, cinzas, gases) derramado ou ejetado a partir de um conduto de forma cilíndrica na crosta (chaminé) junto a boca do qual se acumula, construindo um depósito com forma mais ou menos cônica, de complexidade variável que depende do tipo de vulcanismo, se maisou menos explosivo.
Com magmatismo ácido a intermediário, mais viscoso e que dificulta o escoamento e a saída de gases, o vulcanismo tende a ser explosivo e piroclástico, do tipo peleano; fragmentos de rochas não vulcânicas existentes junto ao duto vulcânico podem, inclusive, ser ejetados junto com o material vulcânico no cone de ejeção.
Com magmatismo básico, mais fluido e com menos gases, oaparelho vulcânico tende a ser do tipo hawaiano ou de escudo, mais espraiado, e o magma que irrompe espalha-se por área mais extensa, formando um relevo mais suave e com altura relativamente baixa relativamente ao diâmetro.
Em um terceiro tipo intermediário, as condições de magmatismo intercalam fases mais explosivas e fases mais fluidas, dando origem a estrato vulcões.
Os vulcões podem ser ativos,dormentes ou extintos, os dois primeiros tendo câmara magmática em profundidade a partir da qual irrompe o magma através da chaminé sempre que tectonismo ou pressão do magma e gases associados forçar a saída da lava. Os extintos são aqueles que não tem mais magmatismo ou cujo magmatismo associado não seja mais significativo.
Porque no brasil não existe vulcões ativos?
No Brasil por enquanto nãoexiste, mas na cidade de Nova Iguaçu-RJ existe um vulcão que não está em atividade (ativo), mas a qualquer momento ele pode entrar em atividade.


Porque ocorrem terremotos e vulcões?

Ao contrário do que se pensa, nem todos os sismos (terremotos) são causados pela movimentação das placas tectônicas. Ocorrem também em decorrência da transformação e mudança de densidade de minerais nosubsolo, do deslocamento do magma vulcânico devido a variações de pressão (usado como indicador de erupção vulcânica) e do deslizamento de grandes fragmentos de rocha, principalmente devido à extração de minérios, água, gás e/ou combustíveis fósseis do subsolo.Os vulcões surgem quando magma, gases e outros materiais extremamente quentes escapam do núcleo ou do subsolo para a superfície devidoprincipalmente ao aumento da pressão interna. O cone vulcânico é formado pelas rochas que dão passagem a esse material e pode “crescer” a cada erupção, com o acúmulo de magma resfriado (rocha magmática), cinzas e outros compostos, especialmente cristais de sílica.
Existem vulcões na América do sul? Porque da existência deles?

É bem difícil um continente não ter vulcões pois eles surgem do mar formandoilhas e pequenos países que em Era passadas formaram um só continente que devido as separações pelas placas tectônicas, principalmente na América do Sul onde teve um dos mais impiedoso vulcão, Nevado del Ruis, Colômbia.
Atualmente no Chile, um vulcão dado como extinto voltou com uma intensidade forte. No Brasil existe vulcões extintos, que pode ter o mesmo problema do Chile.
Porque o vulcãoentra em erupção?
A erupção vulcânica é um fenômeno da natureza, geralmente associado à extravasação do magma de regiões profundas da Terra na superfície do planeta. As camadas de rochas formadas por erupções magmáticas são chamadas de “derrames”, pois a rocha se espalha e solidifica-se na superfície do globo. A lava arrefecida gera normalmente um ótimo solo para plantação.
Existem diferentes tiposde erupção vulcânica, diferindo na proporção e tipo de material expelido e na violência dessa expulsão.
A proporção de rochas, gases e lava que um vulcão emite determina o tipo de erupção. Os tipos de erupção recebem normalmente nomes relacionados com vulcões famosos onde se observou um comportamento vulcanológico característico. Alguns vulcões exibem somente um tipo de erupção durante um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nero
  • Nero
  • Nero
  • serial de nero
  • História de Nero
  • O Processo Nero
  • G Neros
  • Circo de Nero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!