Nermatea

1264 palavras 6 páginas
Nermatea existe mais de 1.150 espécies, são vermes longos e delgado com cerca de 1m de comprimento. Já foi encontrado um com 54m o mais longo animal da terra com nome de Lenius longissimus este foi jogado a praia depois de uma tempestada na Escocia, é comum que os nermatinos escavem os sedimentos marinhos.
Estrutura
Se parecem com planarias e anelídeas, mas tende a ser robustos e alongados e não apresentam segmentação, a maioria das especies não passam de 20cm de comprimento, a que chega a 1m de comprimento é conhecida como Cerebratulus e Lineus. Eles tem padrões de pigmentações amarelo, laranja ou vermelho, já alguns são pálidos sem destaque. A parede do corpo é composta por uma epiderme gladular, densamente ciliada, uma amada de tecido conjuntivo e uma musculatura grossa, eles não tem cutícula e nem exoesqueleto protetores, entretando, a epiderme apresenta um muco pegajoso e toxico.
Nutrição
Muitos deles são carnívoros e se alimentam de crustáceos ou anelídeos ou animais mortos. Eles apresentam um aparelho da proboscide usado para capturar as presas. A probóscide é um tudo longo, musculoso e extensivo que fica dentro de uma cavidade celonica e preenchida por um fluido que tem o nome de rincocele, no qual pode se esticar 30 vezes o seu comprimento. Ela se enrola a presa, enquanto as secreções pegajosas e toxicas ajudam a imobilizar a presa

FILO NEMERTEA
Características gerais • Cerca de 900 spp.
• Alongados, achatados mas musculosos.
• Probóscide é típica.
• Marinhos, bentônicos, em geral águas rasas; de água doce e terrestre; predadores. (13 spp. terrestres – solo úmido).
• Embaixo de pedras, em algas, lama. Alguns comensais em caranguejos, manto de bivalves, átrio de tunicados.
• Triploblástico, celomado

Relacionados