Nerlandes

34767 palavras 140 páginas
Sobre a língua neerlandesa

O neerlandês é falado por cerca de 24 milhões de pessoas em diferentes continentes. Nas outras línguas, existe muita confusão acerca da denominação correcta desta língua. Isso deve-se entre outros ao facto de a região linguística estar fragmentado.

Desde o Suriname à Namíbia

O neerlandês é a sétima língua da União Europeia. É a língua materna de aproximadamente 16 milhões de holandeses e 6 milhões de flamengos. Além disso, o neerlandês é também falado em Aruba, nas Antilhas Neerlandesas, no Suriname e na Flandres francesa. O afrikaans, língua derivada do neerlandês, é a língua materna de 6 milhões de pessoas na África do Sul e na Namíbia.

Netherlandish, holandês, hollandaise

O neerlandês é falado tanto nos Países Baixos como (numa parte) na Bélgica. A língua é chamada ora ‘holandês’ ora ‘flamengo’. Mesmo dentro da própria região linguística neerlandesa, isso leva por vezes a ideias erradas sobre a expansão e a origem da língua neerlandesa. O neerlandês padrão é às vezes também chamado ‘holandês’, o que causa muita confusão. Isso deve-se ao facto de o holandês culto ter sido a norma para o neerlandês padrão.

Diferenças nos Países Baixos e na Flandres

Quase todos os flamengos chamam ‘flamengo’ ao neerlandês padrão do Sul. Além disso, o flamengo (oriental e ocidental) é também usado para determinado dialecto do neerlandês, assim como o holandês é usado não só para a língua padrão como também para determinado dialecto do neerlandês, que é falado nos Países Baixos, nomeadamente nas províncias da Holanda do Norte e do Sul. A língua padrão nos Países Baixos e na Flandres é actualmente em grande parte igual. Antes de 1995, existiam diferenças consideráveis na ortografia, mas desde a reforma ortográfica de 1995, a ortografia nos Países Baixos e na Bélgica ficou idêntica. Neste momento, existe apenas um número reduzido de diferenças entre o neerlandês da Bélgica e o dos Países Baixos. Existem obviamente algumas diferenças no

Relacionados