Nergo na literatura

2979 palavras 12 páginas
Trabalho

De

Português

Colégio Estadual Luiz Viana
Iago Santos
Turma - 3٥ B

O NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA
Este artigo intitulado “O negro na Literatura Brasileira”, apresenta estudos que explicitam como o negro foi representado historicamente nos textos literários. Para isso, em nosso estudo, a literatura é vista como sendo uma arte social, que dá espaço para questionamentos, pois delimita o lugar social de cada um, autor, obra e leitor, um agindo sobre o outro. Por meio de nossa análise das obras da Literatura Brasileira e Afro Brasileira, percebemos que o negro é enquadrado em duas categorias, em uma o mesmo é enxergando como objeto e na outra como sujeito. No presente trabalho, também é evidenciado a importância do movimento social negro nesse processo que busca dar uma real identidade a esse grupo étnico, representando-o e dando visibilidade a sua cultura.
O presente trabalho procurou salientar o percurso do negro na Literatura Brasileira e Afro-Brasileira, trajetória que o atinge igualmente em sua prática social concreta. Dito isso, temos como objetivo neste estudo a explicitação e a desconstrução de um discurso hegemônico secular, que assim como o estalar do açoite, ainda marca o negro, já que está internalizado pela sociedade Brasileira. Pretende-se neste estudo também, evidenciar a importância de uma abordagem social da literatura, já que essa é construída conforme a transformação da sociedade, deste modo, espera-se com isso, fomentar discussões que revelam a importância da literatura Brasileira e Afro-Brasileira, assim como dos movimentos sociais que lutam por uma real identidade do negro, que ainda clama por liberdade.
Os aspectos citados acima contribuíram para a formação de uma Literatura Brasileira ligada às ideologias dominantes, neste cenário, vale ressaltar que o grupo social mais afetado em seus escritos foi o negro, já que esse aparece nas obras literárias como objeto, o seu personagem é quase sempre visto a certa distância,

Relacionados