NepotismoEscolha do melhor candidato

896 palavras 4 páginas
A escolha do melhor candidato é o momento da decisão pela escolha do profissional que apresenta as melhores condições de acordo com o perfil para o cargo. “E preciso não considerar somente as expectativas da empresa quanto ao candidato, mas também as do candidato em relação à empresa e ao cargo.”
Isso se torna importante na medida em que ao selecionar um candidato que se sente desvalorizado ao ocupar determinado cargo, este não se esforçará para dar o melhor de si à empresa, somando-se a isso que o mesmo permanecerá na empresa até conseguir outro emprego de acordo com seu perfil, consequentemente gera prejuízos tanto no rendimento do funcionário quanto aos investimentos realizados em seu treinamento, assim como em mais custos para uma nova seleção.
A seleção de pessoas é um processo dinâmico em que se procura conciliar os interesses da organização com os interesses do candidato. As empresas buscam pessoas preparadas e motivadas para desenvolver novos conhecimentos, enquanto os profissionais estão em busca de empresas que valorizem seu potencial e deem espaço para desenvolver suas habilidades e competências.
O perfil e exigência dos candidatos variam de acordo com o cargo que a empresa está criando ou abrindo seleção. Dessa forma para selecionar o candidato a área de gestão de pessoas, juntamente com o setor que está necessitando do profissional, seja financeiro, administrativo, jurídico, estabelece as habilidades e formação necessária para exercer o cargo, e então a partir daí estabelecer os critérios necessários para o preenchimento da vaga. Esse estudo é feito desde o processo de recrutamento, sendo analisado no processo de seleção de pessoas se o candidato preenche os requisitos necessários de acordo com as pretensões e estratégia da organização.
Para auxiliar os gestores na escolha dos melhores candidatos, além de ter pleno conhecimento sobre a descrição e especificações do cargo, bem como das habilidades e conhecimentos necessários para assumi-lo, há

Relacionados