Neotomismo

Páginas: 14 (3391 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
O que é o Neotomismo?
Neotomismo é uma corrente filosófica surgida no século XIX, precisamente em 1879. É basicamente um retorno à filosofia tomista da Idade Média, com o objetivo de reviver e atualizar a filosofia e a teologia de santo Tomás de Aquino -- o tomismo -- a fim de resolver os problemas contemporâneos.
É importante destacar as principais ideias do pensamento Tomista oqual   inspirou-se em Aristóteles para defender que o gênero é real (realismo), mas que a substância primeira é o indivíduo (nominalismo), como individuação do gênero.
São Tomas de Aquino tratará das questões como a   relação entre Deus e o mundo, fé e ciência, teologia e filosofia, conhecimento e realidade. Estas questões e outras mereceram o tratamento e soluções dentro do pensamento tomista.      Os neotomistas pretendem que o pensamento de São Tomás foi o ponto culminante do saber filosófico e daí o apelo para a necessidade de a ele retornar.
Para o Neotomismo, toda a filosofia moderna, a partir de Descartes, constituir-se-ia em erros e equívocos, responsáveis pela crise do mundo moderno.
Na visão neotomista, é inaceitável privilegiar interesses de ideologias como oneoliberalismo ou comunismo por exemplo, ou instituições como empresas e o governo, em detrimento do direito do ser humano a uma vida digna e tudo que ela acarreta: a liberdade, a saúde, o emprego e a habitação.
Como e onde surgiu o Neotomismo?
As primeiras idéias neotomistas surgiram no Collegio Alberoni, de Piacenza, Itália, na segunda metade do século XVIII.
O movimento, no entanto,afirmou-se com o grupo fundador da revista Civilitá Cattolica, publicada em Nápoles a partir de 1850 e posteriormente também em Roma. Destacaram-se nesse grupo Matteo Liberatore e Gaetano Sanseverino.
A consagração do neotomismo veio com a encíclica de Leão XIII Aeterni patris (1879) que, ao lembrar os ensinamentos dos doutores da igreja, afirma que a filosofia é a base da fé cristã.
O papaafirma que Tomás de Aquino é o guia a ser seguido pela juventude clerical e que esse gênio divino não é só o doutor Angélico, mas o doutor Comum ou Universal da igreja.
A partir dessa encíclica, multiplicaram-se os centros de estudo e difusão do tomismo, como o Instituto Superior de Filosofia, na Universidade de Louvain, os institutos católicos de Paris, Lyon, Madri e Washington, aUniversidade de Friburgo, na Suíça, e outros.
Entre os numerosos órgãos de divulgação do neotomismo incluem-se a Rivista di Filosofia Neo-Scolastica, de Milão, e a parisiense La Revue Thomiste. Como expoentes do movimento destacam-se Victor Cathrein, Désiré Mercier, os dominicanos Antonin Sertillanges e Réginald Garrigou-Lagrange, o franciscano Agostini Gemelli e o filósofo francês JacquesMaritain, cuja obra, quase toda traduzida para o espanhol e o português, tornou-se referência para os autores católicos da América Latina e Brasil. Alceu Amoroso Lima, conhecido como Tristão de Ataíde, e o padre Leonel Franca foram os mais destacados representantes do neotomismo no Brasil.
Tomismo

O tomismo tenta elaborar uma ética de valorização da pessoa humana, radicalmente fundamentadana liberdade de sua própria consciência, a qual estabelece uma relação direta com a moral. Esta por sua vez, apresenta-se ligada à razão e à vontade, originando dessa forma as nossas ações.

Essa intercausalidade entre a razão e a vontade, na estrutura do ato livre, mostra-se, em linguagem aristotélica, da seguinte maneira: a razão é prioridade da causa formal e final, enquanto a vontadetem prioridade na causa eficiente.
A causa formal, é a que determina a ação que se pretende fazer, a causa final, representa a finalidade da ação, e a causa eficiente, representa o inicio da produção da ação.

Analogamente, quando agimos, é a razão quem nos apresenta a finalidade da ação e a sua forma, ou seja, a sua natureza, e é a vontade que impele a agir. Mas todos esses níveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neotomismo
  • Neotomismo
  • Neotomismo
  • Neotomismo
  • Neotomismo
  • neotomismo
  • neotomismo
  • neotomismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!