neotomismo

Páginas: 3 (519 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
NEOTOMISMO

Neotomismo é uma corrente filosófica surgida no século XIX com o objetivo de reviver e atualizar a filosofia e a teologia de São Tomás de Aquino -- o tomismo -- a fim de atender aosproblemas contemporâneos. Baseia-se, como o tomismo, na filosofia Aristotélica para esclarecer e justificar racionalmente a revelação divina do cristianismo.
A tentativa de fazer renascer o tomismo, osistema filosófico de São de Aquino, no seio da modernidade. O neotomismo pretende manter, no fundamental, todas as características atribuídas à filosofia tomista, que considera representar o pontomais elevado da escolástica medieval. Das teses tomistas destaca-se a tese mediadora da acesa problemática que ocupou a filosofia medieval, na tentativa de definir uma posição quanto ao problema dorealismo e do nominalismo. A tese tomista inspirou-se em Aristóteles para defender que o género é real (realismo), mas que a substância primeira é o indivíduo (nominalismo), como individuação do género.Os neotomistas pretendem que o pensamento de São Tomás foi o ponto culminante do saber, filosófico e daí o apelo para a necessidade de a ele retornar. O movimento neotomista caracteriza-se, em geral,pelo seu esforço de atualização constante e abertura aos novos problemas e novas interrogações vindas de todos os lados da filosofia.
O desenvolvimento sistemático ulterior do Neotomismo procurouincorporar a moderna ciência natural e a psicologia empírica. A assimilação dos novos conhecimentos por parte da antiga filosofia natural e da psicologia filosófica exigiu reformas mais ou menosprofundas em certos pontos de doutrina. Ao mesmo tempo, os progressos da fisiologia e da psicologia experimental fecundaram os estudos de crítica do conhecimento.
No entanto, Jacques Maritain, para oNeotomisno conseguir transformar-se em força viva da filosofia contemporânea, deveria instalar-se na problemática atual e desenvolver, dentro dela, de maneira original, as grandes ideias fundamentais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neotomismo
  • Neotomismo
  • Neotomismo
  • Neotomismo
  • Neotomismo
  • neotomismo
  • Neotomismo
  • neotomismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!