Neordawinismo

922 palavras 4 páginas
-409575-561976 00
Neodarwinismo. Ou Teoria Sintética da Evolução
O neodarwinismo baseia-se na teoria proposta por Darwin, e reconhece como principais fatores evolutivos a mutação, a recombinação gênica e a seleção natural. na verdade, o neodarwinismo é uma complementação da teoria de Darwin em relação às fontes de variabilidade das populações, possibilitando a partir de 1910 com o desenvolvimento da Genética e o conhecimento do material hereditário (ácidos nucléicos).
O neodarwinismo está baseado nas mesmas idéias do darwinismo.

Exemplos da Atuação da Seleção Natural
A seleção natural é a atuação do ambiente sobre as populações, sendo responsáveis pelas mudanças adaptativas das espécies e origem de novas espécies.
A seleção natural é consequência de dois fatos:
a) Existe variabilidade entre os indivíduos de uma espécie e a seleção natural atua sobre esta variabilidade.
b) As espécies produzem descendentes em maior número do que aqueles que poderão sobreviver.
O ambiente impõe restrições à sobrevivência de todos como: limite de alimentos, predação, doenças, parasitismo, etc. estas restrições são correspondentes à seleção natural.
Os indivívuos mais aptos são aqueles que apresentam um maior número de variabilidades genéticas favoráveis à sua sobrevivência.
Normalmente o processo evolutivo com a atuação da seleção natural não pode ser visualizado pelo homem, por ser um processo lento, mas existem alguns casos onde isto foi possível, como veremos a seguir:
A - Melanismo Industrial
Refere-se à substituição das mariposas (Biston betulania) de coloração clara por mariposas de coloração escura com o desenvolvimento industrial na região de Manchester na Inglaterra. Esta foi uma mudança evolutiva que foi presenciada pelo homem.
Há cerca de um século, antes do desenvolvimento industrial na Inglaterra, as populações destas mariposas eram de coloração clara (branco-acinzentada) com maior frequência que mariposas de coloração escura (negra), pois

Relacionados