Neopatias

2343 palavras 10 páginas
2- Estudo dirigido – Daniel Motta
Histologia e Embriologia
1- Descreva o funcionamento dos horrmonios FSH, LH, Progesterona, Testosterona e Estrogênio no homem e na mulher.
R- Hormônio folículo-estimulante ou FSH é um hormonio presente nos humanos e outros animais. É sintetizada e segregada pelos gonadotrofos da adenoipófise. A FSH regula o desenvolvimento, crescimento, a maturação na puberdade e os processos reprodutivos do corpo humano. A FSH e a hormona luteinizante (LH) actuam em conjunto para a reprodução.
A FSH é uma glicoproteína. Cada unidade monomérica é uma mulécula proteíca ligada a um açúcar; A sua estrutura é semelhante à da LH, TSH e hCG. A FSH regula o desenvolvimento, crescimento, a maturação na puberdade e os processos reprodutivos do corpo humano.
Tanto no homem como na mulher, a FSH estimula a maturação das células germinativas.
No homem, a FSH induz as células de Sertoli e segregar inibina e estimula a formação de zonula occludens sertoli-sertoli.
Na mulher, a FSH dá início ao crescimento folicular através da acção nas células da granulosa.
Tal como acontece com a LH, a libertação de FSH pela adenoipófise é regulada por pulsos de hormona libertadora de gonadotropina. Esses pulsos, por sua vez, estão sujeitos à resposta dada pela gónadas.
Efeitos no sexo feminino
A FSh estimula o crescimento e recrutamento de folículos ovarianos nos ovários. Durante os estágios iniciais dos folículos, a FSH é o seu principal meio de sobrevivência, resgatando-os da morte programada pela apoptose. Na transição da fase luteínica para folicular, os níveis no soro da progesterona e estrogénio (fundamentalmente estradiol) diminuem e deixam de suprimir a libertação de FSH. Desta forma, a FSH tem o auge ao terceiro dia do ciclo (contando-se o primeiro dia a partir da menstruação). O número de pequenos folículos é normalmente suficiente de modo a produzir inibina B de modo a baixar os níveis de FSH.
Para além disso, existem evidências que a o factor de

Relacionados

  • Calor e temperatura
    402 palavras | 2 páginas
  • Leonardo sirio
    2975 palavras | 12 páginas
  • consumidor
    52457 palavras | 210 páginas