neonazismo

Páginas: 23 (5527 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
1.Introdução

Nesse trabalho falarei sobre o que é o neonazismo, como surgiu esse movimento, sua ideologia, membros e depois focarei um pouco desse grupo na Europa e ao redor do mundo, como agem e as consequências de seus feitos, incluí também uma entrevista de uma forma diferente de neonazismo que surgiu na Rússia

























2.NeonazismoO neonazismo está associado ao resgate do nazismo, ideologia política propagada por Adolf Hitler, no começo da década de 1920. O movimento neonazista tem suas origens assentadas na intolerância e em preceitos raciais, primando sempre pela "raça pura ariana" ou pela "superioridade da raça branca". Os seguidores da doutrina em sua maioria promovem discriminação contra minorias e grupos específicos,como homossexuais,negros, estrangeiros, ameríndios, judeus e comunistas (bem como outras correntes político-ideológicas correlatas à esquerda política), além de imigrantes caboclos e islâmicos. Algumas correntes preferem apenas a segregação da "raça pura ariana" das demais "raças", condenando agressões físicas contra tais grupos (muitas vezes condenando também a violência moral e psicológica). Outras promovemexplicitamente o ataque físico aos grupos citados. Há grande oposição vinda dos neonazistas de grupos punks, fazendo com que cresça uma hostilidade entre os dois grupos. Alguns grupos chegam a defender o uso da força para tomar o controle do Estado ou segregar regiões através de movimentos separatistas, como o Neuland.
Apesar da prática racialista ou racista, os neo-nazis não se denominamracistas, promovendo às vezes debates e reuniões sobre seu movimento e culturas opostas à ideologia nazista, com o intuito de engrandecer a favorecer o movimento neonazista. Não raramente estas reuniões são planejadas de modo que induzam jovens a participar destes movimentos. Tais encontros, em que membros se declaram explicitamente a favor da doutrina nazista, são proibidos (por propagação de nazismo oucrime de apologia ao nazismo) na maioria dos países do mundo, porém muitas vezes tal proibição é relevada, como acontece em alguns países da Europa e nos EUA.



3.Negacionismo, negação ou minimização do Holocausto

Muitos neo-nazis promovem a minimização ou negação do Holocausto. Afirmam que o genocídio deliberado (frequentemente em câmaras de gás) de mais de 6.000.000 de pessoas, a maioriajudeus, é mentira ou exagero. Historiadores conceituados calculam que o número de judeus mortos durante o Holocausto varia entre 5,1 e 6,2 milhões, alguns suspeitam que o número de mortos possa ser ainda maior, mas existem ainda negacionistas que calculam um número extremamente inferior, por volta de 500 mil pessoas.
É provável que os neo-nazis usem a negação do Holocausto para tornaro nazismo mais palatável, ao remover a associação da ideologia com o genocídio. É importante não misturar os negadores do holocausto com os neo-nazis, visto que muitos dos negadores nada mais são do que cidadãos comuns que não confiam na existência do holocausto. Existem ainda alguns poucos, como David Cole, que são negadores do holocausto judeus. Outros neo-nazis que não negam o Holocausto apontam alegadosequivalentes imorais, tais como o bombardeio de Dresdenna Segunda Guerra Mundial, e a expulsão dos alemães após a o fim daquele conflito; ou justificam as execuções feitas pelos nazis como retaliações contra atos de sabotagem, terrorismo e subversão.
Normalmente existem diversos grupos neonazistas, principalmente formados por jovens entre 16 e 25 anos de idade. O material destes grupos provém desites na internet, tendo forte influência de grupos neonazistas alemães, ainda presentes.
Mesmo a Alemanha tendo proibido qualquer atividade relacionada ao nazismo, estes grupos são mantidos por partidos de extrema direita, sediados na Europa e em outros países.

4.Influências

O aumento da quantidade de grupos neonazistas levou ao maior estudo dos mesmos, tanto profissionalmente por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • neonazismo
  • Neonazismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!