Neonazismo

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013

Neonazismo

O nazismo é uma ideologia política racista que emergiu nos anos 20, cujo mentor foi Adolf Hitler. Já o neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade. De acordo com seus integrantes, existe apenas uma raça soberana: a “raça pura ariana”. A partir desse pressuposto, eles são extremamente racistas. De maneira específica, os principais alvos de discriminação são: comunistas,judeus, índios, negros e homossexuais. 
Os neonazistas não se intitulam racistas, mesmo tendo práticas correspondentes à ideologia do racismo. Esse movimento realiza debates e reuniões para expor o ideal nazista, e, principalmente, recrutar novos jovens para compor o grupo. O movimento neonazista tem se dispersado pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde minorias culturais como latinosnão brancos e afro-americanos são julgados como os causadores de problemas sociais (criminalidade, aumento do desemprego, entre outros). Então, muitos jovens brancos norte-americanos são vulneráveis e fáceis de serem manipulados. 

Existem diversos grupos de ideais racistas, alguns ligados ao neonazismo, outros não. Por exemplo: o White Power é um movimento composto por jovens que têm como causaa defesa do orgulho branco. O Ku Klux Klan é um grupo racista formado por protestantes. O Skinhead nazista corresponde a um grupo que integra o movimento Skinhead, como uma espécie de ramificação. E por fim, o Stormfront, grupo constituído por ativistas pró-brancos que possuem aversão a outras raças. 

Apesar de receber o nome de neonazistas (neo: novo, nazista novo), esse movimento não temnada de novo, uma vez que após a Segunda Guerra Mundial o grupo continuou atuando de maneira clandestina na Alemanha. Alguns neonazistas começaram a integrar torcidas organizadas de futebol com o objetivo de propagar o ódio racial, passando a praticar atos preconceituosos, como ofensas e agressões a jogadores e torcedores negros. A camada social que levantou o movimento neonazista é constituída,muitas vezes, por jovens que se encontram sem perspectivas, como os desempregados. Então, é disseminada a ideia de que essas circunstâncias são decorrentes dos imigrantes (negros, latinos, turcos, poloneses etc.). Tal fato não condiz com a realidade, pois os imigrantes realizam trabalhos excluídos pelos nativos, como limpar vidros, lavar carros, construção civil, lavar pratos, entre outras atividadesque rendem baixos salários.

O movimento neonazista surgiu no Brasil no início da década de 1980, em meio à efervescência local do movimento punk. As duas subculturas, por sua vez, têm suas origens locais dentro do mesmo contexto socioeconômico, marcado pelo esgotamento do "milagre econômico" do regime militar, gerando perspectivas sombrias de futuro para a juventude de então. Tal contextofacilitou a assimilação por grupos de jovens brasileiros da influência do movimento neonazista internacional, enquadrando-se também em uma tendência global de expansão do movimento, até então relativamente restrito ao seu berço, o Reino Unido, mas fortalecido pelo sucesso político da ultraconservadora e racista Frente Nacional britânica.
Existem hoje mais de uma dezena de grupos neonazistas operandono Brasil, congregando um total estimado entre dois e três mil ativistas organizados e um grande número de simpatizantes. Encontram-se espalhados, sobretudo por São Paulo (com grande concentração na capital paulista e na região do ABC), Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo. Há indícios de que os grupos estejam começando a se organizar também emalgumas capitais da Região Nordeste. São tradicionalmente divididos em duas vertentes: uma mais "intelectualizada" e elitizada, dedicada ao ativismo político e à produção cultural do movimento, congregando profissionais liberais, militares, empresários e universitários (que alega ser herdeira direta dos integralistas da década de 1930); e outra mais agressiva, agindo de forma clandestina,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • Neonazismo
  • neonazismo
  • Neonazismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!