Neolássico

271 palavras 2 páginas
Estilo Neoclassicismo
A transformação da arquitetura barroca para a arquitetura neoclássica aconteceu de 1750 à 1900 em um âmbito de transformações sociais ocorridas com o iluminismo, a revolução francesa, entre outras que garantiram novos ideias da época como a retomada da equilibrada antiguidade clássica.

Teve inicio na França e Inglaterra sob influencia do arquiteto Palladio. Os artista neoclássicos querem um estilo lógico de tom solene e autero.

As principais razoes para o surgimento deste novo estilo foi o avanço do homem em controlar a natureza e uma mudança na maneira de pensar do mesmo.

Como as transformações que ocorriam naquele momento , surgiu uma nova cultura apropriada para o estilo de vida burguês.
Novos conhecimentos que despertaram novas instituições técnicas e também o aparecimento de ciências humanistas do Iluminismo.
Os arquitetos, então, procuraram reavaliar a antiguidade sem simplesmente copiar.

Arquitetura Neoclássica no Brasil
Em 1808, com a transferência da corte portuguesa para a colônia e com a chegada da família real de Dom João VI no Brasil, iniciou-se uma nova fase na arquitetura brasileira.

A origem do neoclássico do Brasil geralmente é atribuída à Missão Francesa, contratada para fundar e dirigir no Rio de Janeiro a Escola de Artes e Ofícios, conhecida mais tarde, em 1826, como Imperial Academia de Belas Artes.
A arquitetura da época firmou-se em duas versões: o neoclássico oficial, da Corte, quase todo feito de importações, e a versão provinciana, simplificada, feita por escravos, exteriorizando nos detalhes as ligações dos proprietários com o poder central.

Relacionados

  • ambiente
    4576 palavras | 19 páginas