Neoliberalismo e educação:

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 3 de maio de 2012
Marcos Vinícius de Sousa
Stella Indira Rocha Lobato

Neoliberalismo e Educação:
... e o mercado criou a escola a sua imagem e semelhança!

Resenha apresentada a disciplina Sociologia da Educação do 3º período da Universidade Federal do Piauí-UFPI, sob orientação do Professor Gercinaldo Moura.

Bom Jesus
Novembro – 2010
RESUMO

O advento do neoliberalismo no Brasil, sob a ideologia daglobalização, estabelece certa sintonia da política educacional com as políticas econômicas.
O Brasil estabelece metas para educação como estabelece para a área econômica. Isso mostra um tratamento para esta área com uma visão racionalista, que determina números para serem alcançados e ao mesmo tempo como este aspecto social está refém da econômica.
No campo político-econômico o neoliberalismo se movimenta comoum sistema de proteção aos grandes negócios. Ele propõe que a economia seja entregue ao mercado e que o estado se afaste totalmente desta atividade.
O neoliberalismo enfatiza mais os direitos do consumidor do que as liberdades públicas e democráticas e contesta a participação do estado no amparo aos direitos sociais.
A classe média brasileira é profundamente elitista, adota um perfil de usos ecostumes que se baseia naqueles criados pela elite econômica e despreza os da classe menos favorecidas.
A ideologia encontra na escola um campo privilegiado para instalar-se, no bojo do saber a ser transmitido; a ideologia liberal é o elemento de sustentação do sistema capitalista e a sua função é justificar as características que as sociedades capitalistas apresentam dissimulando a realidade.
Adimensão teleológica que permeia a educação na perspectiva neoliberal desvia-se do campo social, esvaziando-se de um conteúdo político de cidadania e passa a funcionar a semelhança do mercado, sendo reduzido seu conteúdo a simples técnica de produção e gerenciamento. A escola agora vê pais e alunos como potenciais e grandes consumidores.
A educação tornou-se um dos negócios mais rentáveis do mundo.Hoje, 70% dos alunos que cursam o ensino superior no país são atendidos por instituições de ensino particulares.
A primeira versão da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional teve inicio logo após a promulgação da Constituição Federal em 1988, o que expressava os primeiros anseios da comunidade educacional recém representada pelo Fórum Educacional em Defesa da Escola Pública.
Contudo,o que vimos surgir em seu lugar foi uma série de medidas que concorrem para a privatização do sistema público de ensino e acentuando ainda mais a já tão elitizada e excludente educação nacional que longe está de ser para todos, porem desta vez de forma mais sutil, uma exclusão branca, que causa a sensação de inclusão.

ANÁLISE

Com o aparecimento do neoliberalismo no Brasil, a educação só cresceuem número, pois valorizam a quantidade de alunos, e não qualidade de ensino que está sendo passada a esses alunos. Isso porque é estabelecida metas para a educação, como se estabelece para a área econômica.
Os grandes negócios são sustentados e protegidos pelo neoliberalismo, onde os cidadãos perdem seus direitos e a educação é prejudicada, pois a educação jamais poderia ter chegado aos níveishoje atingidos, através do mercado. Como foi possível observar o mercado não é capaz de resolver as necessidades humanas.
O liberalismo clássico da época da burguesia nascente difere do neoliberalismo, pois dá ao homem direitos a educação, enquanto que o neoliberalismo realça mais os direitos do consumidor.
Ao invés da economia ser um meio para se atingir objetivos sociais, proporcionando obem-estar do homem, ela está separando a sociedade classes.
Por ser profundamente elitista, a classe média brasileira, dá preferência a um perfil de usos e costumes que se fundamenta naqueles criados pela elite econômica, e assim desprezando a classe menos favorecida. Não querem seus filhos convivendo com crianças e adolescente procedentes de famílias de baixa renda. A classe mais favorecida utiliza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neoliberalismo e educação
  • Neoliberalismo e educação
  • O neoliberalismo na educação
  • Neoliberalismo e a educação
  • Neoliberalismo e educação
  • Educação e neoliberalismo
  • Neoliberalismo, educação e emprego
  • Educação: do liberalismo ao neoliberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!