NEOLIBERALISMO Trabalhopronto

333 palavras 2 páginas
DISCIPLINA:
POLÍTICAS PÚBLICAS, ECONOMIA MUNICIPAL E MEIO AMBIENTE

Estado e Políticas Sociais no Neoliberalismo
Asa Cristina Laurell

São José dos Campos/SP
SETEMBRO/2014

Em sentido estrito, neoliberalismo significa, a defesa da política do
Estado Mínimo que deve intervir o menos possível na liberdade individual e nas atividades econômicas da iniciativa privada.

Política do Estado Mínimo:
Corte de gastos públicos, pelas privatizações, pela valorização da livre iniciativa e na promoção de benefícios sociais.
O Estado não se preocupa com o bem estar social e sim em limitar a ação governamental mesmo que para isso seja necessário sacrificar investimentos nas áreas sociais.

O neoliberalismo implica na redução do papel do Estado na condução do país. Essas medidas provocam a queda na qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado.

As principais críticas ao neoliberalismo são ditas em vários planos. Primeiramente no econômico, vive-se a etapa conhecida como monopolista, marcada pela ação de grandes conglomerados empresariais.

A situação de muitos trabalhadores esteve ameaçada pelo interesse de ampliação dos lucros e a redução do quadro de funcionários.
A necessidade de constante modernização e mecanização de serviços também fechou várias portas do mercado de trabalho.

No neoliberalismo é o mercado que dita as regras e conduz a produção por exemplo: as empresas não produzem apenas por necessidade.
O poder da publicidade na sociedade de consumo é um grande aliado na política neoliberal.

Pelas teorias neoliberais econômicas sabe-se que somente as grandes empresas sobrevivem no mercado.

Ainda ocorre, o aumento da questão social, ou seja, a elevação dos índices de desemprego e pobreza nas nações ricas, sem contar com as crises em países periféricos, graças a má distribuição de renda.

Ideias neoliberais não são tão atraentes para a maioria da população, elas podem ser até favoráveis para solução do mercado, mas são um influente fator nos problemas sociais do

Relacionados