NEOLIBERALISMO NO BRASIL CONTEMPORANÊO

942 palavras 4 páginas
COMO SURGIU O NEOLIBERALISMO
O termo foi cunhado em 1938 em uma conferência denominada Colóquio Walter Lippman pelo sociólogo alemão e economista Alexander Rüstow.1 Ao ser criado , termo se referia a uma tentativa de redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas.Em 1938 o termo se referia a uma corrente econômica que pregava a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista .A partir dos anos 1980 no entanto,o significado mudou totalmente de sentido, quando a implementação das políticas neoliberais da forma que são descritas atualmente costumam ser identificadas como uma volta ao liberalismo clássico .O neoliberalismo caracteriza-se por apoio à uma maior liberalização econômica, privatização, livre-comércio, mercados abertos, a desregulamentação, e reduções nos gastos do governo a fim de reforçar o papel do setor privado na economia.

O QUE É O NEOLIBERALISMO
A partir da década de 1970, a supremacia do modelo capitalista sob o estagnado projeto de desenvolvimento dos países socialistas marcou uma nova fase da política internacional. Com o passar do tempo, o novo ritmo das empresas e mercados forçou uma repaginação dos moldes de orientação política do Estado para com a sua economia. A necessidade de crescimento constante passou a conviver com a elaboração de formas de se conter um possível colapso da economia mundial.

Foi assim que surgiram os primeiros teóricos da doutrina neoliberal. Para esses novos pensadores da economia, um governo só pode manter o equilíbrio dos preços do mercado interno fazendo uso de mecanismos de estabilização financeira e monetária, aliada a políticas que contém os índices de inflação e preserve as reservas cambiais do país. As liberdades de mercado continuam, mas as autoridades políticas devem conter os excessos do capital especulativo e dos grandes monopólios.
No caso dos países subdesenvolvidos, a implantação

Relacionados