Neoconstitucionalismo

Páginas: 2 (301 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
DIREITO CONSTITUCIONAL
PROFESSORA:
ALUNA:


NEOCONSTITUCIONALISMO
Ao final da Segunda Guerra Mundial, o pensamento jurídico passou a se preocuparcom uma situação: a limitação do poder estatal pela efetivação dos direitos humanos/fundamentais. Já no Brasil o marco histórico para o surgimento do neoconstitucionalismo, foi a Constituição de1988, que foi capaz de promover, de maneira bem sucedida, a travessia do Estado brasileiro de um regime autoritário, intolerante para um Estado democrático de Direito.Nesse contexto é que surge o neoconstitucionalismo, cujo ideário se contrapõe ao positivismo, na medida em que busca efetivar os direitos humanos, comoforma de evitar a barbárie vista no período anterior.
O neoconstitucionalismo reestrutura o sistema jurídico, ficando a Constituição em seu centro irradiando a todos os ramos as suas prescrições.No sistema neoconstitucional os direitos fundamentais ganham relevância. Nesse sistema o poder Legislativo perde espaço para o poder Judiciário, ficando sob sua responsabilidade a concretizaçãodos direitos fundamentais.
Em uma concepção mais ampla podemos concluir que com o pós-positivismo há a instauração do Estado Democrático de Direito, cuja preocupação é com a efetivação doprincípio democrático, que tem como principal concepção o respeito as minorias. O Direito perde o caráter avalorativo, dos tempos positivistas, para ser axiológico.
O neoconstitucionalismo é uma formade se interpretar o Direito, que o aproxima da moral, passa a contemplar juízos de valor com a finalidade de preservar, garantir e promover direitos fundamentais. As características dopós-positivismo são: supremacia do texto Constitucional; garantia; promoção e preservação dos direitos humanos; força normativa; constitucionalização do Direito; ampliação da jurisdição constitucional....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neoconstitucionalismo
  • Neoconstitucionalismo
  • Neoconstitucionalismo
  • neoconstitucionalismo
  • neoconstitucionalismo
  • Neoconstitucionalismo
  • Neoconstitucionalismo
  • Neoconstitucionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!