NEOCLASSISISMO

904 palavras 4 páginas
NEOCLASSICISMO
HISTORIA DA ARTE

FRANCIRLEI ARAÚJO,
BRENDO CLAYTON.

NEOCLASSICISMO,
PERÍODO HISTÓRICO ONDE SE BUSCAVA MODERAÇÃO, E EQUILÍBRIO.
LEVANDO EM CONTA OS PRINCÍPIOS DOS TEMPLOS GRECO-ROMANOS;
EM CONTRA PARTIDA AO EXAGERO DO BARROCO E ROCOCÓ

Napoleão Bonaparte e suas tropas

A situação na França era extremamente grave. A Burguesia, em geral, apavorada com a instabilidade interna e as derrotas sofridas para os países inimigos, esquecia seus ideais de liberdade, pregados alguns anos antes, e pensava em um Governo forte, buscando no exército a força capaz de reorganizar a nação, restaurando a lei e a ordem .

Até 1802 o novo governo francês ( Consulado ) era comandado por 3 magistrados com o título de Cônsules, sendo Napoleão o primeiro e a quem caberiam as decisões, enquanto os outros dois teriam apenas o voto consultivo . De 1802 a 1804, ampliando seu poder, Napoleão estabeleceu o Consulado Uno e em 1804 instituiu o Império .

Napoleão significou a última etapa da Revolução Francesa, a consolidação do Poder Burguês Napoleão era a imagem viva da Revolução Francesa sendo suas idéias aproveitadas por grupos liberais desses países, porém internamente notava-se a imposição geral da nação. A cada país conquistado por Napoleão, tinha seus ideais feudais abolidos e em seu lugar colocados ideais burgueses, sendo aclamados pelo burguesia local Não podemos afirmar, porém se Napoleão não tivesse ascendido ao trono será que hoje seriamos nações burguesas com ideais Capitalistas ?

Revolução Francesa (14/07/1789)

Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução. .

A

Relacionados

  • NEOCLASSISISMO
    545 palavras | 3 páginas
  • Música Erudita
    1367 palavras | 6 páginas
  • Arquitetura Contemporanea
    6237 palavras | 25 páginas
  • Góticos na noite de Fortaleza: cenários, atores e hibridismos culturais
    31955 palavras | 128 páginas