Neoclassicismo

Páginas: 4 (866 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
NEOCLASSICISMO
Introdução
Movimento cultural iniciado em meados do século XVIII na Europa, cujo idealizavam um estilo simplista em suas formas, temas e cores baseando-se no Iluminismo ou “Era daRazão” (base do racionalismo), onde visou também uma renovação para as ideais culturais da antiguidade clássica (grega e romana). O Neoclassicismo partiu da busca do equilíbrio e moderação dos exagerosdo Barroco e do Rococó, tornando-se um movimento contra os princípios desses períodos. O fundador teórico foi Joachim Winckelmann que vivia em Roma, considerada um dos principais centros domovimento.
OBRA 1 - Chiswick House (INGLATERRA)

Legenda: A Chiswick House em Middlesex, foi construída por Lorde Burlington e William Kent, em 1729 e é considerada uma das principais obras do períodoNeoclássico. Teve influência pela obra “Os Quatro livros de Arquitetura“, de Andrea Palladio, inspirada na Villa Rotonda.
Comentário:  A casa é composta por seu pórtico colunado, os tetos com frescos, umacúpula, as salas de veludo e as salas de pedra. É composta por três desenhos de fachadas diferentes (frente, traseiras e dois lados iguais). No interior contém uma coleção de pinturas e mobiliários emestilo Palladiano. Inspirada no estilo dórico passando a ideia de templo grego.






OBRA 2 - El Panteón (FRANÇA)

Legenda: Situado em Paris, no Monte Santa Genoveva, o Panthéon é umaantiga igreja e foi construído por Jacques-Germain Soufflot em 1758. Considerada a principal obra francesa.

Comentário: Soufflot procurou criar uma síntese entre a leveza das construções góticas e asformas da Antiguidade Clássica: a planta em cruz grega representa os ideais do Renascimento. Utilização da cúpula. Os elementos de suporte são as colunas de estilo coríntio. O betão armado, aplicado nas22 colunas que formam o pórtico, é um elemento predominante da arquitetura moderna.







OBRA 3 – Igreja de la Madeleine (FRANÇA)

Legenda: Igreja católica situada em Paris, criada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • neoclassicismo
  • neoclassicismo
  • Neoclassicismo
  • Neoclassicismo
  • NEOCLASSICISMO
  • Neoclassicismo
  • neoclassicismo
  • neoclassicismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!