neoclassicismo,romantismo e relismo

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013
Introdução
Neoclassicismo
O neoclassicismo trata-se de um movimento artístico internacional que surge na segunda metade do séc. XVIII e culmina no período Napoleónico (estilo Império), exercendo posteriormente uma influência decrescente, embora marcando, ao longo do séc. XIX, o estilo oficial de vários países,particularmente a América do Norte (Greek revival).
Romantismo
O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores. Surge na primeira metade do séc.
Realismo
Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX naEuropa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.

















Desenvolvimento
Neoclassicismo
O neoclassicismo surgiu como reação à artificialidade do rococó e impôs como prática a simplicidade, nas linhas, formas, cores e temas, bem como o aprofundamento de ideias e sentimentos. Inspirou-se nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear, aabolição do claro-escuro. Para os escultores neoclássicos, a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega. No neoclassicismo, o espírito científico, racional e didático dos enciclopedistas do Século das Luzes associou-se ao mítico retorno à Natureza propagado por Rousseau. Para os artistas neoclássicos os conceitos de racionalismo e sensibilidade não eram opostos. A compaixão éprópria das pessoas virtuosas e a temática neoclássica pretendia exaltar a virtude. Mas tal como a teoria mítica do bom selvagem provou ser utópica, também o foi um estilo que viu na Arte Clássica e nos heróis de Plutarco os modelos de perfeição a reinstalar no mundo.

A teoria estética do neoclassicismo foi desenvolvida por Johann Joachim Winckelmann (1717-1768), em 1764, na sua História da Arte daAntiguidade, e teve Roma como centro de divulgação.

Para o conhecimento da estatuária antiga contribuíram grandemente as escavações de Herculano, empreendidas em 1748 por Carlos III de Bourbon, Rei de Nápoles. Os resultados foram divulgados entre os amadores por Charles-Nicolas Cochin (1751) e pelo Conde de Caylus (1752), e mais tarde publicados em oito magníficos volumes da Antichità diErcolano e spaste (1757-1792).
Principais Características do neoclassicismo
Formalismo e racionalismo
Exatidão nos contornos
Harmonia do colorido
Retorno ao estilo greco-romano
Academicismo e técnicas apuradas
Culto à teoria de Aristóteles
Ideal da época: democracia
Pinceladas que não mascavam a superfície
Preferência pelo linear e pelo simétrico
O Neoclassicismo destacou-se na:1-       Literatura: Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do Classicismo anterior. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo, manifestado na Itália, em Portugal e noBrasil. A sua principal expressão na literatura, o Arcadismo foi um movimento literário que buscava basicamente a simplicidade, oposto a confusão e doretrocedimento Barroco. Retrata a vida pastoril e harmônica do campo. As referências clássicas voltam, e as obras são recheadas de seres da mitologia grega. Porém se observa que a mitologia, que era um acervo cultural concreto deGrécia, Roma e mesmo do Renascimento, agora se converte apenas num recurso poético de valor duvidoso.
2-       Artes Plasticas: A arte neoclássica busca inspiração noequilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade. As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomiacorreta e exatidão nos contornos, temas "dignos" e clareza. Este estilo procurou expressar e interpretar os interesses, a mentalidade e os habitos da burguesia manufatureira e mercantil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neoclassicismo e romantismo
  • Neoclassicismo e Romantismo
  • Neoclassicismo e romantismo
  • Neoclassicismo e Romantismo
  • Neoclassicismo e romantismo
  • Neoclassicismo e Romantismo
  • NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO, REALISMO
  • neoclassicismo, romantismo e realismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!