Nenhumasda

1063 palavras 5 páginas
Uso de Software Livre nas Micro e Pequenas Empresas no Brasil
FONSECA, Daniel. Uso de Software Livre nas Micro e Pequenas Empresas no Brasil.
A utilização do software livre para o auxilio do trabalho nas empresas são o tema abordado pelo autor, nesse texto. Apesar do titulo Uso de Software nas Micro e Pequenas Empresas no Brasil o autor também explica sobre o software livre de uma forma geral.
O software livre já alcançou a maturidade técnica e praticidade para ser usado em desktops de micro e pequenas empresas. A combinação Linux e OpenOffice já pode substituir o Windows e Office, basta apenas um pouco de treinamento para se acostumar com a ferramenta. O OpenOffice ainda oferece compatibilidade com os principais arquivos do Office da Microsoft.
No requisito de facilidade de uso o software livre está se igualando. Já existem distribuições Linux, que qualquer pessoa que seja capaz de instalar e configurar o Windows, também seja capaz de instalar e configurar essas distribuições.
Os sistemas de comerciais que estão presente na maioria das micro e pequenas empresas desenvolvidos em Delphi e Interbase, podem ser perfeitamente substituídos por outras tecnologias, como Java e PostGreSQL.
O suporte técnico de um software livre é eficiente e gratuito, devido a inúmeros sites espalhados pela internet contendo artigos, manuais, fóruns, comunidades, etc. Com isso, irá beneficiar pessoas que não tenham condição de dispor de um suporte técnico, e poderão com o passar do tempo, aprender com os usuários mais experientes a dar suporte a si mesmo.
Dessa forma, ocorrerá a troca de conhecimento entre os usuários, que mutuamente trocarão experiências e conhecimentos, por isso, torna-se bastante importante para as pequenas e grandes empresas, que queiram modernizar e deixar bem mais eficiente o seu trabalho.
Em seu artigo, Daniel Fonseca apresenta em maiores detalhes e exemplificando como pode ocorrer essas mudanças na rede de softwares nas empresas e citando as vezes

Relacionados