Nenhum

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Segundo Ausubel a aprendizagem para ser valida, tem que ser significativa. Não é uma aula monótona e mecânica, que ira fazer o aluno aprender, pois quando aprendemos algo, que não esta ligada a o nosso cotidiano, algo já conhecido, essa forma de aprendizagem já não conseguimos expressar ou igualar a novas aprendizagens.
As condições de aprendizagenssignificativas segundo Ausubel, é que aluno deve não ser o objeto do ensino, mas sim o sujeito do mesmo, tendo assim o dever de memorizar, explicar, e se aperfeiçoar no conteúdo, tendo em vista sua visão global e cognitiva para a compreensão do assunto dado, e de posteriores que serão assimilados ao mesmo. Na aprendizagem significativo, o aluno tem que descobrir o assunto e tenta assimilar há algo jávivenciado, quanto maior for seu grau de assimilação, mais rápido será sua aprendizagem. Já no caso da aprendizagem memorística, o aluno que só receber o assunto, e não tenta assimilar ao cotidiano, não terá uma aprendizagem que seja prazerosa, só vai saber conteúdos, mas na hora que explicar ou exemplificados, não dera argumentos. E muitas vezes após as provas, o aluno esquece o assunto, porquenão conseguiu assimilar ao conhecimento cognitivo.
Na construção humana através da aprendizagem significativa, baseasse na compreensão e assimilação do aluno, com base no assunto. Portanto como já foi dito, o aluno é o sujeito do curso a ser seguido, não mais o objeto, pois alem de profissionais eles são humanos também, tendo que lhe dar com a sociedade em si, sabendo articular o conhecimento deensino a sociedade. Não ser apenas a copia do professor, mas sim tendo a sua própria noção do assunto, com seus argumentos verídicos, e de fácil entendimento.
O mapa conceitual na aprendizagem significativa, nada mais é do que a própria assimilação a fatos do cotidiano, estruturas, palavras-chaves, conceitos.
Por fim, é percebível que a teoria de aprendizagem significativa estipulada porAusubel, alem do aluno ser o centro do conhecimento, ele se torna o próprio conhecimento, pelo fato de procurar e exemplificar os assuntos, não apenas esperando o professor cuspi todo o assunto, mas sim o próprio aluno discutir com o professor sobre o seu conhecimento cognitivo do assunto, tendo assim um conhecimento prazeroso. Contribui também, para profissionais mais humanos, sabendo tratar seusclientes, pacientes e etc; com carisma e assimilação dos fatos, passados e propostos pelo mesmo.




O QUE É CIÊNCIA

A ciência segundo o artigo, nada mais é do que a investigação e analise do próprio homem. Desde que mundo é mundo, e que o homem se tornou ser pensante, tentando achar respostar para fenômenos naturais que aqui ocorreu, o mesmo começou a investigar, argumentar e provar taisfatos, tentando assim desvendar o verdadeiro sentido daquele fenômeno. Como também é citado no artigo que “A ciência não é eterna, mas é feita de tempo” nisso ele quis citar que nem tudo que a ciência desvenda é verdade, de certa forma, só o tempo irá dizer, pois se algum outro curioso fizer o mesmo, querendo descobrir o fenômeno, e suas teses e teorias for mais esclarecedora do que a primeira,certamente essa geração será mudada. Percebemos que o tempo também é uma chame para a ciência.
O positivismo não é mais aceito como prova da ciência, pois foi coerência em analises e argumentos para os fins conclusivos da experiência da analise, em fins sociais, pois suas analises depende de fatores de casa país, tendo assim pessoas e pensamentos diferentes, para a mesma conclusão. Segundo Triviñosessa incoerência e indisciplina ocasionavam o não entendimento dos fatos, falta uma ligação. Com os pensamentos de Comte e Dürkhein, temos a ciências sociais, onde como o nome já deduz, é o estudo da sociedade, com isso, Comte e Dürkhein, percebe que a sociedade é também uma ciência, pois processos históricos e naturas ocorrem diariamente, sem vontade da própria sociedade, como a lei da gravidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nenhum
  • Nenhum
  • Nenhum
  • Nenhum
  • nenhum
  • nenhum
  • nenhum
  • Nenhum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!