Nenehum

383 palavras 2 páginas
Atribuiçoes da CIPA: * Investigar e analisar os acidentes ocorridos na empresa. * Sugerir as medidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias por iniciativa própria ou sugestão de outros empregados e encaminhá-las ao presidente e ao departamento de segurança da empresa. * Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança. * Promover anualmente a SIPAT. * Sugerir a realização de cursos, palestras ou treinamentos, quanto à engenharia de segurança do trabalho. * Registrar nos livros próprios as atas de reuniões ordinárias e extraordinárias e enviar cópia ao departamento de segurança. * Preencher ficha de informações sobre situação da segurança na empresa e atividades da CIPA e enviar para o Ministério do Trabalho. * Preencher ficha de análise de acidentes. Deve ser enviada cópia de ambas as fichas ao departamento de segurança da empresa. O modelo destas fichas pode ser encontrado em qualquer DRT. * Elaborar anualmente o Mapa de Riscos da empresa.

Mandato da CIPA * O mandato dos membros titulares da CIPA é de um ano e aqueles que faltarem a quatro reuniões ordinárias sem justificativa perderão o cargo, sendo substituídos pelos suplentes. * Os representantes dos empregados titulares da CIPA não podem sofrer demissão arbitrária. * Os cipeiros não podem também ser transferidos para outra localidade a não ser que concordem expressamente. * A reeleição deve ser convocada pelo empregador, com um prazo mínimo de 45 dias antes do término do mandato e realizada com antecedência de 30 dias em relação ao término do atual mandato. * Os membros da CIPA eleitos e designados para um novo mandato serão empossados automaticamente no primeiro dia após o término do mandato anterior.

Registro da CIPA * A empresa deve solicitar ao órgão do Ministério do Trabalho o registro da CIPA através de requerimento, juntando cópias das atas de eleição, instalação e posse com o calendário anual das

Relacionados

  • nenehum
    827 palavras | 4 páginas
  • Nenehum
    560 palavras | 3 páginas
  • Resesnha globalização milton santos
    531 palavras | 3 páginas