Nematoide pratyenchus spp.

1285 palavras 6 páginas
1. Ciclo de vida e parasitismo pratyenchus spp.
1.1 ciclo de vida
Os nematóides de lesões radiculares como são chamados, são endoparasitas migradores, ou seja, penetram e necrosam a região do córtex da raiz, preferencialmente as radicelas. Quando não encontram mais células vivas do córtex, eles migram para outra raiz.
É mundialmente reconhecido como um dos maiores problemas em culturas de grande importância econômica, como, por exemplo, soja, milho, algodão, feijão, café, cana-de-açúcar, além de diversas forrageiras, hortaliças e frutíferas.
O gênero ocupa o segundo lugar entre todos os nematóides parasitas de plantas. Atualmente, existem 70 espécies do gênero Pratylenchus que estão distribuídas em todo o mundo, parasitando dezenas de espécies vegetais.

1.2 Reprodução
2. Fêmea – maiores que 0,4 mm de comprimento, com forma de limão, são de coloração branca ou amarela quando imaturas, mas com a maturidade ficam pretas ou marrons.
3. Machos - maiores que 0,6 mm de comprimento, vermiformes com cauda arredondada.

As fêmeas de Pratylenchus depositam seus ovos dentro dos tecidos ou no solo, durante seu caminhamento no córtex da raiz, que saem na forma de larva quando esta em níveis adequados da temperatura e de umidade, logo após a larva passará para a fase juvenil, A fase de juvenil é o único estágio da vida do nematóide capaz de infectar raízes.
Após ter penetrado nas raízes, os juvenis movem-se dentro da raiz até encontrarem o tecido vascular. Lá param de mover-se, perdem a maioria dos músculos de seu corpo, e começam a alimentar-se. Para isso, os nematoides injetam as secreções que modificam algumas células radiculares, transformando-as nos locais de alimentação especializados. E enquanto se alimentam, incham. Geralmente, as fêmeas tornam-se tão inchadas que passam através do tecido da raiz, ficando expostas.
Os nematóides masculinos, migram para fora das raízes e, no solo, fertilizam as fêmeas adultas, que ficam com parte do corpo exposta. As

Relacionados

  • A fabricação da cachaça
    4163 palavras | 17 páginas