NEMAT IDES SOJA

3959 palavras 16 páginas
ISSN 2176 - 2864

Nematóides em Soja: Identificação e Controle
Mais de 100 espécies de nematóides, envolvendo cerca de 50 gêneros, foram associadas a cultivos de soja em todo o mundo. Entretanto, no Brasil, os nematóides mais prejudiciais à cultura têm sido os formadores de galhas
(Meloidogyne spp.), o de cisto (Heterodera glycines), o das lesões radiculares
(Pratylenchus brachyurus) e o reniforme (Rotylenculus reniformis).

76

Nematóides de Galhas
Entre os nematóides de galhas, Meloidogyne incognita e M. javanica são as espécies mais importantes para a cultura da soja no Brasil. M. javanica tem ocorrência generalizada, enquanto M. incognita predomina em áreas cultivadas anteriormente com café ou algodão.

Diagnose
Nas lavouras de soja atacadas por nematóides de galhas, geralmente, observam-se manchas em reboleiras, onde as plantas ficam pequenas e amareladas (Figura 1a). As folhas das plantas afetadas às vezes apresentam manchas cloróticas ou necroses entre as nervuras, caracterizando a folha
“carijó”. Pode não ocorrer redução no tamanho das plantas, mas, por ocasião do florescimento, nota-se intenso abortamento de vagens e amadurecimento prematuro das plantas. Em anos em que acontecem “veranicos” na fase de enchimento de grãos, os danos tendem a ser maiores.

Londrina, PR
Abril, 2010

Autores

Nas raízes das plantas atacadas observam-se galhas em número e tamanho variados (Figura 1b), dependendo da suscetibilidade da cultivar e da densidade populacional do nematóide no solo. No interior das galhas, estão localizadas as fêmeas do nematóide (Figura 2). Estas possuem coloração branco-pérola e têm o formato de pêra.

Waldir Pereira Dias
Eng. Agrônomo, D.Sc.
Embrapa Soja
Cx Postal 231
86001-970, Londrina, PR wdias@cnpso.embrapa.br Antônio Garcia
Eng. Agrônomo, M.Sc. pesquisador da Embrapa Soja aposentado desde setembro/09 antoniogarcia@sercomtel.com.br Controle
Para culturas de ciclo curto, todas as medidas de controle devem ser executadas antes da semeadura. Ao

Relacionados

  • Soja Nemat Ides
    882 palavras | 4 páginas
  • Formação economica do Brasil
    2143 palavras | 9 páginas