nematóides

Páginas: 4 (948 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA


ATIVIDADE
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: ZOOLOGIA GERAL1) Título: Nematoides de Vida Livre no Solo


2) Referência bibliográfica:


3) Resumo:




INTRODUÇÃO

Os nematoides são organismos filamentosos de ocorrência natural namaioria dos solos, são importantes participantes na decomposição e ciclagem de nutrientes. Os nematoides fitopatogênicos parasitam principalmente, órgãos subterrâneos de plantas superiores, podendo causara morte da planta. Assim, quando se encontram em elevada concentração no solo podem inviabilizar uma área para a agricultura, pois são capazes de parasitar todas as culturas comerciais. Entretanto, abaixa ocorrência de nematoides de vida livre em áreas cultivadas pode indicar condições desfavoráveis ao seu desenvolvimento, favorecendo consequentemente o desenvolvimento de espéciesfitopatogênicas.





NEMATOIDES DE VIDA LIVRE

Os nematoides de vida livre representam a maioria das taxa de nematoides descritos (YEATES et al., 2009) e, assim como os fitoparasitas, são animais aquáticosdependentes de água livre para sua mobilidade, entretanto não se alimentam diretamente de material vegetal (YEATES, 1998).
Geralmente, estão relacionados com a decomposição de matéria orgânica dosolo e ocupam nichos alimentares baseados em uma série de recursos alimentares, sendo muito afetados por fatores físicos, como tamanho de poros, umidade e temperatura (AVERY; THOMAS, 1997).
Diversosfatores limitam a produção agrícola, tais como os edafoclimáticos e as pragas e doenças. Dentre elas merecem atenção especial, as doenças causadas pelos fitonematóides, pois causam perdas estimadas em12,3% na produção agrícola, considerando as culturas de importância econômica, o que representa cerca de 100 bilhões de dólares de prejuízo anual, em todo o mundo (Sasser & Freckman, 1987). Embora,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nematoides
  • Nematóides
  • Nematoides
  • Nematóides
  • nematoides
  • NEMATÓIDES
  • nematoides
  • Nematoides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!