Nelson Mandella

Páginas: 8 (1885 palavras) Publicado: 20 de julho de 2014
1. Fichamento do filme Invictus
Invictus. Direção: EASTWOOD, Clint; Roteiro: PECKHAM, Anthony; Autor: CARLIN, John; Elenco: FREEMAN, Morgan; DAMON, Matt. WARNER BROS. 29 de janeiro de 2010.
Invictus é um filme de 2009, na categoria drama biográfico e esportes, dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon.
2. PALAVRAS-CHAVE
Apartheid, segregação racial, preconceito,empatia, justiça.
3. SINOPSE DO TEXTO
No filme Invictus, Nelson Mandela é retratado como o humano mais empático que existe na África do Sul, como de fato deve o ser. Sua natureza emana cordialidade, positivismo e inspiração: em diversos momentos do filme, suas palavras transcendem a sua bondade e causa uma reação reversa de mesmo valor.
Sua liderança nata veio a desabrochar nos seus momentosmais tempestuosos, pois, ficara preso durante 27 anos por conta de uma política segregacionista - o regime do Apartheid¹ foi imposto pelo Partido Nacional (1948-1994), no qual, seus líderes criaram uma diferenciação racial negando qualquer direito político, social e econômico aos negros, garantindo a supremacia branca do país; dessa forma, Nelson Mandela foi considerado inimigo do Estado. Preso emuma cela de tamanho inversamente proporcional a sua grandeza intelectual, Mandela nunca pensou em desistir, pelo contrário, encarou como uma oportunidade para estudar seus inimigos, analisar o regime e planejar seu triunfo diante de toda aquela injustiça.
Em 1994, após o fim do Apartheid e de sua liberdade adquirida, Madiba, como era conhecido por seus semelhantes, assume a presidência do país ese torna o primeiro presidente negro da África do Sul.
4. ANÁLISE CRÍTICA
O filme começa com a visão do treino de Rúgbi, o esporte mais importante para os brancos da África do Sul - inclusive para seu governo totalitário de supremacia branca; equivalente à paixão do futebol para o Brasil. Na primeira cena, a câmera passa rapidamente pelo treino de rúgbi fazendo uma panorâmica percorrendo todo oambiente, exaltando, do outro lado, a verdadeira condição social do país: a maioria negra se divertindo jogando futebol, criando uma analogia da antítese dos gostos de uma nação dividida. Aqui, apresenta o povo genuíno, puro e oprimido; e, mais importante, no meio de tudo isso, acontece a passagem triunfal de um líder supremo em condição intelectual, empatia e bondade “rasgando”, metaforicamente,a diferença racial que existe no país. Essa é a apresentação de Nelson Mandela, no roteiro, a cena o representa como o divisor de barreiras, unificador de um povo, um remédio social.
A partir daí, descobrimos o presidente eleito, o qual pretendia representar uma nação completa, sem segregações e nem injustiças sociais de qualquer natureza. Dessa forma, começamos a acompanhar o trabalho árduo deum líder para vencer um preconceito, sentimento tão enraizado na cultura da minoria branca e consequentemente marcada no coração da maioria negra.
A disputa por poder, a busca de merecimento de um lado e a supremacia racial do outro são naturalmente demonstradas de formas distintas, contrárias por ambas as “raças”, porém, para o Presidente da Nação, não existia tal fato. O seu rebaixamentosocial e os seus direitos negados, ao longo dos anos de reclusão, não criaram nele um sentimento de vingança, mas, sim, um sentimento de esperança e prosperidade, sendo um símbolo positivista para todo um povo. A questão é como criar um sentimento tão novo, inédito e único para povos tão ignorantes, nesse quesito?
De um lado, a minoria branca havia perdido o poder e estavam com medo da opressão quepoderiam vir a receber; por outro lado, a maioria negra, que agora detinha o poder estava sedenta por algo novo e específico para eles, ou seja, talvez, uma supremacia, não necessariamente totalitária e radical, mas negra. Entretanto, na concepção de liberdade desse líder não cabia nem uma ideologia nem outra, a sua forma de pensar era simplista, uniforme com um único objetivo: a união. A união,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nelson
  • Nelson
  • Nelson
  • Nelson
  • Nelson
  • nelson
  • Nelson mandela
  • Nelson Leirner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!