NELMARCIO 1

2645 palavras 11 páginas
ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS NÁUTICAS
DEPARTAMENTO DE RÁDIO
CADEIRA: Electrónica Analógica
2RA
NOME: Nelmárcio Inácio Cossa

Cap. II
Condutores

Um átomo neutro de cobre tem apenas um elétron em sua órbita. Como esse elétron simples pode ser deslocado facilmente de seu átomo, ele é chamado de elétron livre. O cobre é um bom condutor porque o menor valor de tensão faz com que os elétrons livres circulem de um átomo para outro.

Semicondutores

O silício é o material semicondutor mais largamente empregado. Um átomo isolado de silício tem quatro elétrons em sua órbita de valência. O número de elétrons na órbita de valência é a chave na determinação de sua condutibilidade. Os condutores possuem um elétronde valência, semicondutores possuem quatro elétrons de valência e isolantes, oito elétrons de valência.

Os Cristais de Silício
Cada átomo de silício num cristal tem seus quatro elétrons de valência mais outros quatro elétrons cedidos pelos átomos vizinhos. Na temperatura ambiente, um cristal puro de silício tem apenas alguns elétrons livres e lacunas produzidos termicamente. O tempo entre a geração e a recombinação de um elétron livre e uma lacuna é chamado de tempo de vida.

Semicondutores Intrínsecos
Um semicondutor intrínseco é um semicondutor puro. Quando uma tensão externa é aplicada num semicondutor intrínseco, os elétrons livres circulam na direção do terminal positivo da bateria e as lacunas na direção do terminal negativo da bateria.

Dois tipos de fluxos de Corrente

Existem dois tipos de fluxos de portadores num semicondutor intrínseco. Primeiro, há o fluxo de elétron livre através das órbitas maiores (banda de condução). Segundo, há um fluxo de lacunas através das órbitas menores (banda de valência).

Dopagem de um Semicondutor
A dopagem aumenta a condutibilidade de um semicondutor. Um semicondutor dopado é chamado de semicondutor extrínseco. Quando um semicondutor intrínseco é dopado com átomos pentavalentes (doadores), ele tem mais

Relacionados