Negócios sustentátveis

602 palavras 3 páginas
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA E ECONÔMICA DE NEGÓCIOS

ALUNO:

DISCIPLINA: GESTÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

PROF. Dr. Eduardo

As empresas e o destino do mundo.

Há algum tempo, na opinião da maioria das pessoas, não só de ambientalistas, as grandes empresas só visavam o lucro e não se importavam com o meio ambiente.
Tenho motivos para acreditar que esse ponto de vista têm mudado, com as pessoas passando a enxergar sustentabilidade em algumas dessas empresas.

Já tive a oportunidade de ler vários artigos sobre empresas e meio ambiente. Particularmente classifico os autores desses artigos em três grandes grupos. Os “otimistas” que em seus artigos normalmente se referem a grandes empresas americanas como sendo a possível salvação para o planeta.
No outro grupo os “pessimistas”, que são radicalmente contra essa tese, alegando que essas empresas são a destruição da humanidade.
Finalmente um terceiro grupo que podemos chamar de “moderados”, sendo que estes enxergam as práticas sustentáveis dessas corporações, mesmo que ao mesmo tempo apresentem motivos econômicos e financeiros para algumas dessas medidas, não condenam esse tipo de atitude, pois uma empresa deve visar sua perpetuação no mercado.

Atualmente trabalho em uma empresa do setor têxtil, no interior do estado de São Paulo, mais especificamente na região de Campinas.
Nossa região possuí um alto índice de desenvolvimento, um dos maiores do país.
Assim buscando trazer essa discussão para uma realidade mais regionalizada e setorizada, posso afirmar que tenho vivenciado uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente por parte das empresas em geral.

É verdade que, no passado recente, muitas pessoas, quando ficavam cientes de legislação sobre conservação do meio ambiente, tinham como atitude discordar de tais medidas, pois alegavam que elas representariam mais custos para a empresa.

Posso afirmar com base nos casos que presenciei dentro da empresa, que tal comportamento, na maioria das

Relacionados

  • Desafio Profissional Teoria Da Contabilidade II
    1995 palavras | 8 páginas