neguebe

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


Você sabe o que é o Neguebe a que Davi referiu no texto do Salmo 126.4? O Neguebe não é um rio, também não é nome de homem, neguebe o nome de uma região desértica que fica no Sul da Palestina, abaixo da linha das cidades de Belém e Hebrom. Este lugar é amplamente árido e seco.

Mas porque Davi pediu a Deus para restaurar a sua sorte como as torrentes no Neguebe? É que Davi, conhecia bemesta região, foi para ela que ele retirou-se quando estava sendo perseguido por Saul, Rei de Israel que foi reprovado por Deus. Além de conhecer bem o Neguebe, ele conhecia também as variações climáticas e os efeitos destas para o Neguebe.

Durante a estação das chuvas ocorria algo muito especial com o Neguebe. Na Palestina as chuvas caem no período que vai do mês de outubro até o mês de abril,sendo que na segunda fase da estação caem as chuvas torrenciais ou chuvas serôdias como está mencionado na Bíblia. Com estas chuvas caindo na Palestina as águas gradativamente vinham escorrendo pelos montes até atingirem o deserto do Neguebe que ficava na região mais baixa. As águas abundantes formavam vários riachos que regavam o deserto e em poucos dias o lugar que antes era tão feio, solitário esem vida ganhava outro aspecto. Os campos tornavam-se lindos, úmidos e floridos, coberto pelo verde da vegetação que ali era desenvolvida. A vida do lugar era restaurada. Os animais retornavam e a paisagem do ambiente tornava-se linda.

A oração de Davi, pedindo ao Senhor para restaurar a sua sorte como as torrentes no Neguebe, acontece certamente em um momento em que ele encontra-se emaflição, ele precisava ser restaurado também. Mesmo sendo ele o Rei escolhido segundo o coração de Deus para ocupar o trono de Israel, sua situação estava complicada, mas ele sabia que tal como o Neguebe que era restaurado pelas águas da Palestina, a sua sorte também seria restaurada pelo Senhor.

Conosco não é diferente, como Davi, nós também passamos por tribulações em algum momento de nossa vida.Temos problemas dos mais diversos, lutamos contra adversidades, somos provados e experimentados, mas hoje podemos pedir ao Senhor para restaurar a nossa sorte como as torrentes no Neguebe, e certamente o Senhor vai fazer chover a chuva do Espírito sobre nós.

Jesus é fonte da água da vida, Ele mesmo disse; Quem crer em mim como diz as Escrituras; rios de água viva fluirão de seu interior. (Jo.7:38). No Novo Testamento há exemplos importantes de pessoas que usufruíram a fonte da água da vida chamada Jesus Cristo. Eu vou relatar resumidamente 3 fatos que considero muito importantes para a igreja refletir; Primeiro o da mulher que há 12 anos era enferma e ficou curada ao tocar nas vestes de Jesus Cristo. O segundo fato é a ressurreição da filha de Jairo, estes dois primeiros fatos sãoreferidos em Mt. 9.18-26. O terceiro fato está no capítulo 4 do Evangelho segundo João, e trata-se do dialogo entre Jesus e a Mulher Samaritana.


Jesus estava acompanhado por uma multidão, e uma mulher que há 12 anos estava enferma com uma hemorragia, e que já havia gastado todos os recursos financeiros que possuía com a enfermidade, determinou em seu coração que se tão somente conseguisse tocar naveste de Cristo ficaria curada. Muitos pressionavam a Jesus e dificultavam o acesso a Ele, mas a mulher conseguiu tocar. Logo Jesus percebeu o milagre, Ele jorrou virtude. Ele disse; alguém me tocou! Seus discípulos ficaram sem saber o que fazer, muitos estavam esbarrando neles. Mas Jesus explicou; De mim saiu virtude. Não está detalhado na Bíblia, mas imagino que eles perguntaram; Quem recebeu ummilagre aqui agora? A mulher então se revelou;__Foi eu quem tocou no Senhor. Há 12 anos eu era doente, tinha uma hemorragia, e estou curada.

Trazendo para os nossos dias o dilema desta mulher e contrastando com a nossa realidade, podemos perceber que a situação dela era caótica; ela era uma mulher debilitada pela enfermidade, quem sabe já sem forças para realizar as atividades domésticas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Restaurados como o Neguebe
  • O neguebe sob dominação egípcia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!