Negritude

Páginas: 10 (2381 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 Solano Trindade e a Poesia Negra Brasileira


1. Modernidade e Poesia Negra Brasileira
A posição social dos negros frisada pelos preconceitos e as decadentes condições de vida eram justificadas em função de suas origens africanas e a escravidão era responsabilizada pelo despreparo moral, intelectual e cultural para a vida moderna.
A modernidade negra teve início com a abolição daescravatura no século XIX. Foi constituído um processo de inserção da cultura representativa dos negros à sociedade ocidental. Mas foi necessário que os africanos, juntamente com seus descendentes, adotassem as línguas europeias. Primeiramente, os negros eram retratados pelos brancos, principalmente pela arte. Os poetas brancos se caracterizavam de negro, pintavam-se, e ridicularizavam ocomportamento do negro. Por outro lado, as artes aristocráticas e requintadas eram valorizadas; isso no século XX (Antônio Sérgio A. Guimarães p 3, 4,). Em 1914, houve a primeira exposição pública da estatuária africana, agregada à arte moderna. Até 1920, os brancos quem representavam os negros. Depois, houve uma representação positiva feita pelos próprios negros e também para os Ocidentais. A partir deentão, o negro passou a ser visto não mais como um bárbaro, mas como algo agradável.
Durante o processo de integração dos negros emancipados, assim que se deu o decreto de abolição nos Estados Unidos e no Brasil (1888) e após um longo processo de mobilização, a situação de desigualdade posta nas diferentes classes ainda era bem vigente. Isso desencadeou guerras nos Estados Unidos, porque noséculo XIX havia ainda uma segregação racial: os brancos não aceitavam a igualdade de direitos entre os negros. Alguns ativistas, dentre eles, DuBois, era contra essa posição.
Posteriormente, ao término da Primeira Guerra, quando os negros voltaram do combate pela liberdade, na Europa; a reação branca veio sob uma das piores formas de violência da história americana. (Guimarães p.11).Os negros responderam de diversas formas e fortaleceram seus elos para que fossem inseridos na participação social. Assim, eles cultivaram espaços dispostos a oferecer possibilidades de expressão e de participação política. Lutar por esse tipo de questão, significava reafirmar direitos e interesses (redelineados após 1888 e 1889) inclusive, em termos étnico-raciais, culturais ecoletivos). Desde o final da Segunda Guerra Mundial, quase todos os Estados africanos passaram pelo processo de independência política na luta pela sua libertação, pela resolução de uma estrutura de entidades básicas no novo Estado e reorganização da sociedade, a fim de oficializar um desenvolvimento estruturalizado.- O mundo pós-guerra se estende do final do século XIX a meados do século XX.
Natrajetória histórica de Chaka Zulu (1786-1828) ficou marcada sua crueldade com seus adversários. Ele alcançou notoriedade ao impor seu comando a outros povos e em agregar diferentes grupos na constituição de um povo em torno de sua dominação, tornando-se cruel; ao assassinar quem opusesse ao seu poder. O poema Chaka foi dividido em dois cantos. No primereiro, ele fica absorto em sua ambição e se vêsozinho em seus valores africanos. Já no segundo ele se harmoniza com os valores africanos. Depois ele morre e isso “denota” (a morte da África colonizada), a reconciliação com os valores originais representados pela negritude (que foram alienados do negro pelo colonialismo) e o renascimento nacional africano ( Abomo-Maurin : 2002. Oliveira 19,20).
Todo esse conflito retratou (e se deu)pelas condições históricas relacionadas à época escravocrata e colonial que inferiorizava e oprimia os negros. Léon Damas, Aimé Césaire¹ e Léopold S. Senghor fundaram a negritude. O movimento da negritude pretendia protestar contra a ordem colonial, lutar pela emancipação do povo oprimido. Foi uma resposta racial negra a uma agressão racial branca. Ou seja, foi a recusa da assimilação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negritude
  • NEGRITUDE
  • Negritude
  • negritude
  • negritude
  • Negritude
  • Negritude
  • África e Negritude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!