Negrinha de monteiro lobato

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 10 de junho de 2014
Interpretação de Texto
Negrinha – Monteiro Lobato


1 – Como era a relação entre Negrinha e D. Inácia?
O distanciamento e as torturas relatadas no texto mostram uma relação dedesprezo ehumilhação, relação comum, na época, entre as Senhoras e os filhos de escravos. Relação essa onde o emocional não é levado em consideração, e sim as diferenças sociais.

2 – Como era arelação de Negrinhacom as sobrinhas de D. Inácia?
A relação de Negrinha com as meninas era a mais ingênua já vista. Ao conhecer as meninas, Negrinha esqueceu-se de tudo que havia passadoaté aquele momento e secolocou ao mesmo nível das meninas. Onde pode ser observada sua grande curiosidade, o encanto pelo novo, a descoberta da vida. Após conhecer as sobrinhas de D. Inácia,Negrinha se descobriu como serhumano.

3 – Porque Negrinha caiu em profunda tristeza com a partida das meninas?
A partida das meninas levou todo encanto que Negrinha descobriu aoconhecê-las. Encanto esse que a deixou profundamentetriste e delirante com tudo que havia vivido.

4 – Como foi a morte de Negrinha?
Sua morte foi “um delírio em meio a bonecas de azuis eanjos...”.

5 – Que lembranças ficaram de Negrinha?Ficou a imagem de “bobinha que nunca vira bonecas”, para as meninas. Já para D. Inácia, ficou a saudade dos castigos: “Como era boa para um cocre”,dizia a senhora.

6 – Resumo do conto.
Nascida nasenzala, filha de escrava, Negrinha viveu anos de sua vida sendo mantida em cantos escuros, sobre uma esteira e em meio a trapos imundos.Cresceu assim porque a patroa, Dona Inácia, não suportavacriança.
Dona Inácia era viúva, cristã, e não tivera filhos. Não perdoava choro de criança. Ao ouvi-lo, em qualquer tom, o choro deuma criança, saía com adjetivos impublicáveis.
A pobre Negrinha cresceu, esó isso! Sem infância, marginha e atrofiada. Sempre ressabiada, não sabia o significado da palavra brincar. Sua
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Negrinha Monteiro Lobato
  • Negrinha
  • Resumo Do Conto A Negrinha De Monteiro Lobato
  • Análise de texto
  • Resenha do livro Negrinha de Monteiro Lobato
  • Resumo analítico do conto "a negrinha" de monteiro lobato
  • vida e obra de monteiro lobato e resumo da obra negrinha
  • Resumo analítico do conto "a negrinha" de monteiro lobato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!