negretude

Páginas: 31 (7662 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015
Capítulo III - Metodologia
Neste capítulo, se abordou a natureza da investigação, se caracterizou a amostra em estudo e metodologia utilizada na investigação, se justificou os instrumentos utilizados.

3.1. Natureza da investigação
A Como o propósito da investigação está centrada numa fábrica cervejeira, a metodologia foi de natureza utilizada foi a qualitativa. Fe, por um lado, fezz-se umarevisão bibliográfica com vistas à busca de conceitos e ao estabelecimento de um referencial teórico que sustentasse a análise do caso em estudo.
Optou-se por se realizar Paralelamente fez-se uma ium nvestigação empírica a partir do método de estudo de caso, onde foram abordados os itens definidos como práticas ambientais e sociais.

3.2- Procedimento da investigação
Com o objectivo de seidentificar a população da cervejeira Rosemaessa fábrica, efectuou-se visitas à fábrica. Dado o reduzido tamanho Porda ser uma população, pequena com cerca de 150 funcionários, a amostra foi estimada em 15 pessoas, onde todas foram inquieridas. Para preparar as perguntas do questionário e o roteiro básico da visita, fez-se um levantamento sobre a responsabilidade social e ambiental, gestão ambientale políticas públicas.
O questionário foi testado previamente por dois responsáveis, e o resultado revelou com alguns ajustes, a adequação do instrumento aos objectivos da pesquisa. Após a validação do instrumento, foram aplicados 15 questionários aos trabalhadores de diferentes sectores escolhidos aleatoriamente e uma entrevista aos responsáveis da fábrica, nomeadamente director geral, directorda manutenção e o director da produção e controlo de qualidade.

Esta pesquisa pode ser caracterizada, de acordo com o exposto por Vergara (2004), como sendo descritiva e quantitativa, pois procura-se procura-se expor as características do desempenho sócio – ambiental de uma organização com apoio de questionários e entrevistas.
Yin (1994), recomenda esta abordagem para investigações nestescampos por ser a mais apropriada quando queremos compreender, explorar ou descrever contextos e acontecimentos complexos, que atinge diversos factores, também por se entender um estudo de caso que se debruça deliberadamente sobre uma situação específica que se supõe ser única ou especial, pelo menos em certos aspectos, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico e, dessemodo, contribuir para a compreensão global de um certo fenómeno de interesse. (Ponte, 1994).
Para este estudo de caso, embora um dos instrumentos utilizados seja um questionário, a análise conjunta dos dois instrumentos será de carácter descritivo e qualitativo. Godoy (1995), define um estudo qualitativo como uma pesquisa que se baseia numa recolha de dados descritivos sobre a situação em estudo,tentando o investigador compreender determinados fenómenos segundo a perspectiva dos indivíduos que participam na situação em estudo, sendo o ambiente a fonte directa de dados. Bogdan&Biklen (1994), também defendem que «a investigação qualitativa também é descritiva», uma vez que os dados que se recolhem são em palavras e não em números.

3.2. Participantes


O texto da descrição dosparticipantes ou sujeitos deve informar imediamente que são 15. Não precisa, em minha opinião, de várias tabelas e gráficos, basta uma tabela como a de baixo, onde é possível ver os sujeitos distribuídos por Género e Escolaridade. Neste momento não apresenta dados com as variáveis Nível Académico junta em 3 categorias (i.e., Básico, 3º Ciclo e Secundário) isto só é dito mais adiante na análise das relações.O mesmo para Nível Etário.

Nível Académico
Género
N

Feminino
Masculino

4ª classe
0
1
1
5ª classe
0
2
2
7ª classe
0
1
1
8ª classe
1
3
4
9ª classe
2
1
3
10ª classe
0
1
1
11ª classe
0
2
2
12ª classe
0
1
2

3
12
15

No texto pode dizer quantos são dos dois géneros e como se distribuem pela escolaridade.
Deve, também dizer que os sujeitos se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos da Filosofia Africana: Pan-africanismo, Negretude e OUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!