Negociando com pessoas difíceis

Páginas: 40 (9838 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Supere o Não
Negociando com
pessoas difíceis


Como fechar grandes negócios transformando seu oponente em parceiro

Negociando com Pessoas Difíceis

Diplomacia é a arte de deixar que o outro faça o que você quer.
Daniele Vare, diplomata italiano

O dia-a-dia é cheio de negociações que podem deixá-lo maluco. Seja na família, no trabalho ou em qualquer outro lugar.
Todos nós játivemos de enfrentar negociações difíceis com pessoas irritadas, intratáveis, inflexíveis. Mas sob pressão, mesmo pessoas simpáticas e sensatas podem transformar-se em oponentes irritados, intratáveis. As negociações podem ficar empacadas ou não dar em nada, consumindo nosso tempo. Situações como essas precisam de mais que uma simples técnica de negociação. Como lidar com uma pessoa que se recusa aescutar? Alguém que tem um acesso de raiva a fim de que os outros façam exatamente o que ele quer? Alguém que lhe diz: “É pegar ou largar!”.
Como lidar com uma pessoa que o interrompe constantemente? O que o acusa de ser irresponsável ou incompetente? Ou que tenta fazê-lo sentir-se culpado? Ou que o ameaça com conseqüências tenebrosas caso você não ceda?
Como negociar com alguém que usa a falsidadeou informações confusas? Alguém que leva a acreditar que fez um trato com você para, no último minuto, fazer mais uma exigência? Ou alguém que o empurra com a barriga interminavelmente? Ou que simplesmente se recusa a negociar?
O ideal seria que você envolvesse a outra pessoa em um jogo de negociação para resolver problemas. Começaria identificando seus interesses, preocupações, necessidades einteresses. Depois, exploraria algumas opções que fossem satisfazer os interesses de ambas as partes. Com o objetivo de chegar a um acordo satisfatório de forma eficiente e amistosa.
Contudo, e se o seu oponente não estiver interessado nesse tipo de negociação? Você pode querer um sim, mas, e se a resposta dele for não? Como fazer para superar o não?

Cinco Desafios
Para superar o não, vocêprecisa entender o que está por trás dele: o que leva o seu oponente a se recusar a cooperar.
Não reaja – controle seu próprio comportamento. Em vez de reagir, você precisa recuperar seu equilíbrio mental e se manter concentrado em conseguir o que almeja.
Desarmar seu oponente – você precisa ajudar seu oponente a recuperar o equilíbrio mental dele. Arrefecer as emoções negativas dele, tais comomedo, desconfiança, defesa e hostilidade. Romper a resistência dele e fazer com que lê ouça o que você tem a dizer.
Mudar o jogo – depois de ter criado um clima de negociação favorável, você precisa fazer com que seu oponente pare de regatear posições e comece a procurar um meio de satisfazer os interesses de ambos os lados. Você precisa transpor as muralhas dele, desviar-se dos seus ataques eneutralizar seus truques.
Facilitar o sim – após o envolvimento de seu oponente na negociação para a solução de problemas, você precisa vencer o ceticismo dele e conduzi-lo a um acordo mutuamente satisfatório.
Dificultar o não – seu oponente talvez pense que ainda pode fazer prevalecer sua vontade por se sentir mais forte que você. Intensifique seu poder de negociação usando para trazer seuoponente até a mesa.



A Estratégia de Derrubar Barreiras
Essa estratégica é contra-intuitiva: ela requer que você faça o contrário do que faria naturalmente em situações difíceis. Quando seu oponente não lhe dá chance de falar ou parte para o ataque, você tem o ímpeto de agredi-lo. Quando ele faz pressão, você tende a reagir com contrapressão direta. Com isso, ao tentar quebrar a resistênciade seu oponente, você geralmente só consegue reforça-la.

A essência dessa estratégica é a ação indireta. Você procurar contornar a resistência de seu oponente. Em vez de tentar colocar uma nova idéia na cabeça dele, você estimula a buscar do lado de fora. Em vez de dizer a ele o que deve ser feito, deixa que ele mesmo chegue a essa conclusão. Resumidamente é a arte de deixar que o outro faça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Por que as pessoas se tornam dificeis
  • como lidar com pessoas dificeis
  • Como lidar com pessoas dificeis
  • Resenha: Como liderar Pessoas Difíceis
  • Como liderar pessoas dificeis
  • como lidar com pessoas dificeis
  • O segredo para relacionar-se com pessoas difíceis
  • Como lidar com pessoas difíceis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!