Negocia O E Arbritargem

2102 palavras 9 páginas
DISCIPLINA: NEGOCIAÇÃO E Arbitragem

Questão 01
Faça uma pesquisa sobre função social do contrato e inter-relacione com contrato negocial? (máximo de 30 linhas) A função Social do contrato é simplesmente a de manter o equilibrio social, para que haja uma harmonia e respeito na promoção do bem estar comum diante dos direitos individuais, coletivos e sociais. A propriedade, o trabalho ou qualquer ação na sociedade deve manter uma função de coletividade voltada para o bem estar de todos.
A constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º, nos incisos XXII e XXIII diz que o direito a propriedade atenderá a sua função social e no novo Código Civil, no artigo 421, diz que a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
MIGUEL REALE

Um dos pontos altos do novo Código Civil está em seu Art. 421, segundo o qual “a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato”. Um dos motivos determinantes desse mandamento resulta da Constituição de 1988, a qual, nos incisos XXII e XXIII do Art. 5º, salvaguarda o direito de propriedade que “atenderá a sua função social”. Ora, a realização da função social da propriedade somente se dará se igual princípio for estendido aos contratos, cuja conclusão e exercício não interessa somente às partes contratantes, mas a toda a coletividade. Essa colocação das avenças em um plano transindividual tem levado alguns intérpretes a temer que, com isso, haja uma diminuição de garantia para os que firmam contratos baseados na convicção de que os direitos e deveres neles ajustados serão respeitados por ambas as partes. Esse receio, todavia, não tem cabimento, pois a nova Lei Civil não conflita com o princípio de que o pactuado deve ser adimplido. A idéia tradicional, de fonte romanista, de que “pacta sunt servanda” continua a ser o fundamento primeiro das obrigações contratuais.

Relacionados