Negociações trabalhistas

Páginas: 15 (3601 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
Desafio de aprendizagem
Disciplina: Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Etapa 1 – Aula-tema: Sujeitos das Relações Trabalhistas.

• Empresa
Maranata Materiais Para Construção.
• Loja
Matriz Maranata: Ceilândia QNN 25 conjunto B lote 1. Cep: 72225-250
• Segmento de Atuação
Materiais Para construção do básico ao acabamento
• Porte da Empresa
Grande Porte
• Quantidade deFuncionários em toda a Rede de Lojas
167 funcionários

• História
A Maranata é a maior rede de lojas de materiais para construção do Distrito Federal e Entorno. Fundada em 1993 por um jovem casal de empreendedores, a partir de uma pequena loja na Ceilândia, a Maranata logo conquistou a clientela da vizinhança pela excelência e cordialidade no atendimento. A rede Maranata é hoje integrada por 13lojas que oferecem uma linha completa de produtos a preços acessíveis e variadas formas de financiamento.
• Missão
Ajudar o cliente a morar bem.
• Visão
Conquistar o reconhecimento da sociedade como uma empresa que respeita o ser humano, ágil, sólida e integrada por trabalhadores qualificados.
• Valores
Excelência no atendimento ao cliente;
Empenho permanente para estudos, pesquisas ecrescimento intelectual;
Aperfeiçoamento contínuo de processos e sistemas;
Respeito e cordialidade no relacionamento com trabalhadores e parceiros;

• Contato da Equipe na Empresa
Valdemir Karame – (61) 8608-3970

A possibilidade de implantação de um programa de benefício é possível, pois compreende de um quadro de funcionários acima de 100 (cem), o ramo de atividade principal é a venda deprodutos industrializados para a engenharia civil.
Os funcionários desta empresa, poderiam participar de algum sindicato tendo o seu representante por loja ou mesmo por categoria. A possibilidade de criação/implantação de um benefício que ainda não existe para que gerasse nesta categoria melhor desempenho do seu trabalho e aumento da auto estima pela valorização de seus serviços.

Etapa 2 -Aula-tema: Funções da Negociação Coletiva
Debater a seguinte questão: “ Qual a principal evolução obtida pelo sindicalismo brasileiro, ao compararmos a situação do sindicato em meados da década de 80, época em que se passa o filme, com os dias atuais?”

O longa, produzido e narrado no final da década de 1970, é capaz de nos mostrar de maneira absolutamente tocante (e ao mesmo tempo forte)a realidade dos operários brasileiros neste determinado contexto e tempo histórico. A ditadura era o regime de governo existente no país, para Tião, protagonista do filme, que tem a sua namorada grávida e suas condições muito limitadas, por conta da exploração imposta pela fábrica onde ele e sua família trabalham, greve é um conceito ‘ultrapassado’ e que não funciona diante de tanta miséria.Seu pai Otávio apresenta uma posição completamente oposta, que procura sempre fomentar o movimento dos proletaridos, afinal teoricamente, esses possuem claros direitos na constituição.
Ambos, obviamente sofrem com o salário insignificante que recebem, porém Tião mostra-se cada vez mais desacreditado na força trabalhista. Durante toda a vida, viu seu pai tentando em vão conseguir algumprogresso e a ditadura exterminando qualquer forma de expressão. Agora que estava prestes a se casar e ter um filho, queria somente ter o emprego garantido. Contudo não seria errado se submeter ao poder, com medo de sofrer ainda mais, ou realmente tais protestos são somente revoltas, sem um objetivo a ser alcançado.
Neste caso do filme “ Eles não usam Black tié”, o poder estava concentrado só esomente na mão dos patrões e quem ousasse requerer direitos ou benefícios eram tidos como rebeldes e ficavam “marcados” pelos seus superiores.
O medo de se expressarem ainda era muito grande e somente alguns tinham a ousadia e a coragem de bater de frente com quem mantinha o poder em suas mãos.
Quando Otávio começa com suas reivindicações, ele está indiretamente pedindo ao povo, aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relações sindicais e negociações trabalhistas
  • Relações sindicais e negociações trabalhistas
  • Relações Sindicais e negociações trabalhistas
  • Relaçoes Sindicais e Negociacoes trabalhista
  • RELACOES SINDICAIS E NEGOCIACOES TRABALHISTAS
  • Relaçoes sindicais e negociaçoes trabalhistas
  • Relações sindicais e negociações trabalhistas
  • RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!